Uberaba reforça chamado para grupos prioritários se imunizarem contra a gripe

Protocolo do Ministério da Saúde orienta que meta seja atingida em todos os grupos
 
A Prefeitura de Uberaba irá manter a imunização para o público prioritário enquanto houver doses nas salas de vacina, mesmo com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza nesta terça-feira (30). Conforme repassado à Folha Uberaba, o secretário de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, reforçou o chamado para que pessoas dos grupos prioritários busquem as unidades mais próximas de casa e se imunizem o mais rápido possível, principalmente dos quatro grupos que ainda não atingiram a meta de cobertura vacinal. 
 
Segundo os dados da Secretaria de Saúde em relação aos grupos contabilizados para fins de cobertura vacinal da campanha, apenas 76.048 pessoas vacinaram, sendo que o público total é de 85.124. “Pedimos para que todos inseridos em grupo prioritário, principalmente crianças de até seis anos, adultos de 55 a 60 anos, mães recentes, ou seja, puérperas com crianças recém-nascidas até 45 dias, e as gestantes, que busquem as unidades de saúde e as nossas salas de vacina para se vacinarem”, ressaltou Iraci. 
 
Os quatro grupos são os com menor taxa de cobertura vacinal no Município, com 60,42%; 59,78%; 53,33%; e 50,11% respectivamente. Profissionais da Saúde estão com cobertura vacinal de 149,03% e pessoas com mais de 60 anos com 108,52%. O diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, explica que enquanto as metas não forem atingidas em todos os grupos, o protocolo do Ministério da Saúde não permite que as vacinas sejam liberadas para o público em geral. 
 
A vacinação acontece nas Unidades de Saúde das 8 às 16 horas. Nas Unidades do Programa Saúde na Hora, cujo atendimento vai até as 22 horas, as salas de vacinas funcionam até 21 horas. São elas: as Matriciais de Saúde (UMS) Professor Aluízio Prata, Álvaro Guaritá e Nossa Senhora da Abadia, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdemar Hial Júnior e Unidade de Saúde da Família (USF).

Publicidade