Três unidades de saúde funcionarão neste sábado para ações do Outubro Rosa

Mulheres poderão realizar coleta para papanicolau e solicitação de mamografia no dia

 

As Unidades de Saúde da Família (USF) Lecir Nunes no Parque das Américas, Dona Aparecida no Parque São Geraldo, e Unidade Matricial de Saúde (UMS) Maria Tereza no bairro de Lourdes irão realizar ações dentro da celebração do Outubro Rosa neste sábado (17). Conforme repassado à Folha Uberaba, as três unidades da Prefeitura de Uberaba irão atender das 7 às 11 horas neste sábado para coletas de Papanicolau e solicitações de mamografia das mulheres que procurarem os serviços. A USF do Parque São Geraldo também realizará teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Aline Tristão, chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde explica que neste dia, haverá apenas a ação voltada para o Outubro Rosa nas unidades, observando todos os cuidados de higiene e distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19. “Teremos mais de uma sala em funcionamento para as coletas, com todo regramento sanitário necessário. Importante ressaltar que a mulher deve levar documentos pessoais, como CPF e cartão SUS e ir de máscara”, destaca Aline.

A chefe do Departamento de Atenção Básica da SMS ressalta que a coleta de papanicolau é voltada para mulheres de 25 a 64 anos de idade, enquanto o pedido de mamografia é voltado para mulheres de 50 a 69 anos, público alvo desse exame. “As mulheres que estão fora dessa faixa etária, também poderão realizar o exame de mamografia, desde que passem por atendimento médico para avaliar a necessidade do pedido”, explica.

As mulheres precisam apenas entrar em contato com a sua unidade de referência presencialmente,  por telefone, ou com o seu agente comunitário de saúde, para agendar um horário.

Publicidade

Anuncie