SETEMBRO AMARELO NA 5ª REGIÃO

Palestrante: 1º Ten PM QOS Renata Alves Barcelos, Psicóloga NAIS/EM5RPM 


 

Está acontecendo agora, dia 13 de setembro, no auditório da 5ª Risp o lançamento do programa “Todos pela Vida”  

Setembro Amarelo é uma campanha de Valorização da Vida que busca promover a conscientização, trazer o diálogo e prevenir o suicídio. Algumas estimativas sinalizam que 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica e 60% das pessoas que morrem por suicídio não chegaram a buscar ajuda. A maior parte dos suicídios é causada por doenças mentais que muitas vezes deixam de ser tratadas por desconhecimento e, não raras vezes, por preconceito. 

No mundo todo, aproximadamente a cada 40 segundos, uma pessoa se mata. Trata se de uma questão de saúde pública e de extrema necessidade a sua abordagem. 

Contudo, esse assunto ainda é tido como um tabu e por isso o diálogo necessário é, por muitas vezes, evitado. A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme, cujo filho Mike Emme se matou, em 1994, com apenas 17 anos de idade. 

Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Como grande admirador de automóveis, Mike restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. 

Mike amava aquele carro e por causa dele começou a ser conhecido como “Mustang Mike”. Entretanto, infelizmente, as pessoas que conviviam com Mike não perceberam os sinais de seu adoecimento, sendo surpreendidos pela trágica e abrupta interrupção de sua vida. No dia de seu funeral, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: “Se você precisar, peça ajuda!”

Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, sendo o amarelo do mustang de Mike a cor escolhida para representar este sentimento e a fita amarela escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

Publicidade