Seds promove Congresso Regional da Pessoa com Deficiência em Uberaba

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) da Prefeitura Municipal de Uberaba através do Departamento de Proteção Social Básica realiza a quarta edição do Congresso Regional da Pessoa com Deficiência no Instituto dos Cegos no próximo dia quatro de fevereiro. A secretaria informa que o evento é destinado às pessoas com deficiência e seus familiares, aos profissionais que atuam em instituições, representantes de empresas que necessitam cumprir a lei de cotas de pessoas com deficiências (PCDs), estudantes e sociedade em geral interessadas no tema.

De acordo com o secretário da Seds, Marco Túlio Cury, o tema escolhido para este ano foi "Nada sobre nós sem nós: da integração à Inclusão" com o objetivo de repensar as políticas públicas destinados a este público bem como elencar os avanços já conquistados, o que ainda se falta para uma efetiva inclusão e caminhos para que isso aconteça. “Queremos discutir com base no princípio da universalidade e da solidariedade, alternativas que propiciem condições de inserção da pessoa com deficiência na sociedade”, enfatiza o secretário. O congresso faz partes das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Inclusão Social Portas Abertas e com apoio da Usina Santo Ângelo.

Keila Afonso Rezende Silva, coordenadora do Projeto de Inclusão Portas Abertas, informa que o congresso contará com a presença de palestrantes como a Psicopedagoga Michelli Sabatini, a Auditora Fiscal e Chefe da Fiscalização da Gerência Regional do Trabalho Raquel Baldo, a Analista de Educação Inclusiva do Senac Uberlândia Kellen Gonçalves e a Psicóloga e Educadora Social na Rede Cidadã Bárbara Martins Souza. Haverá também apresentações artísticas realizadas pelos alunos da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Brasileira Reabilitação Alfabetização Crianças Especiais(Abrace)e Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu).

“São aguardadas a participação de 300 pessoas de Uberaba e região e as inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas no site da Prefeitura gratuitamente. O participante inscrito terá direito ao certificado de participação por meio da lista de presença assinada no dia do evento”, explica a coordenadora do projeto. Ela ressalta também que durante todo o evento haverá a presença das tradutoras e intérpretes de libras Ariany Palhares e Josiene Cristina de Oliveira. Além das apresentações artísticas os participantes poderão participar de um minicurso entre os dez que serão realizados durante o congresso com temáticas variadas. Para mais informações, os interessados poderão acessar o link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,48415.

Publicidade

Anuncie