‘Saúde Mental na Escuta’ terá linhas voltadas para os profissionais da saúde

O serviço de callcenter ‘Saúde Mental na Escuta’, mantido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conforme informado à Folha Uberaba, irá direcionar duas linhas de telefone para atendimentos dos profissionais que estão à frente no combate à Covid-19. São eles o 3314-8707 e o 3316-1328.

Profissionais da área da saúde (unidades básicas, farmácias, ambulatórios e hospitais, por exemplo), segurança pública, limpeza urbana, entre outros, terão acolhimento qualificado, levando em consideração as suas angústias, sofrimento emocional e transtornos mentais decorrentes do trabalho à frente do combate ao coronavírus, segundo o diretor de Atenção Psicossocial da SMS, o psicólogo Sérgio Marçal.

A população em geral que precisar da ajuda também pode buscar o atendimento pelos telefones: 3325-8391, 3314-8101, 3321-7642 e 3314-7277.

O objetivo do ‘Saúde Mental na Escuta’ é evitar o adoecimento das pessoas e o agravamento das  que já apresentam algum tipo de doença psiquiátrica, explica Marçal. São 13 profissionais entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais disponíveis 12 horas por dia, de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas.

O ‘Saúde Mental na Escuta’ não substitui os psicólogos da Atenção Básica de Saúde ou dos Centros de Atenção Psicossocial para casos de urgência e emergência, ressalta o psicólogo. “Todos os casos recebidos pelo serviço têm escuta ativa, acolhimento à queixa e são encaminhados tanto para receberem atendimentos sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, conforme necessidade, quanto para outros serviços da Saúde Mental para continuidade do atendimento, orientados para reorganização da rotina nesse período, entre outros”, explica.

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