Rede de supermercados responde a questionamento que circula nas redes sociais

A Folha Uberaba recebeu denúncia sobre funcionário da rede Zebu Carnes que estaria trabalhando mesmo após ser diagnosticado com Covid-19.
Entramos em contato com a empresa que emitiu a seguinte nota:

Em atenção ao questionamento formulado pela Folha Uberaba, sobre suposta existência de um colaborador, na Loja da Nossa Senhora do Desterro da Zebu Carnes Supermercados, que estaria trabalhando com diagnóstico positivo para o novo coronavírus, a empresa vem a público informar que jamais foi comunicada de tal fato e que o nega, veementemente.

Referida alegação é extremamente grave e causa grande preocupação, pois, supostamente, na hipótese de ser verdade, um colaborador teria buscado um veículo de mídia ao invés de comunicar a empresa sobre sua condição de saúde.

Importante ressaltar que todos os colaboradores da Rede receberam e assinaram um documento chamado “PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE TRABALHADORES COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO PELA COVID-19”, pelo qual se obrigam a informar à empresa caso apresentem qualquer sintoma gripal, para que sejam tomadas as providências e feitos encaminhamentos necessários.

No mesmo sentido, ressalta-se que alegações publicadas em rede social sobre suposta negligência perante os colaboradores, em relação à COVID-19, não condizem com a realidade.

Desde o início da pandemia a empresa possui comitê interno para enfrentamento do novo coronavirus que, entre diversas medidas de cuidado, prevenção, fornecimento de EPI's e outros, criou protocolos especiais de afastamento de colaboradores e prestadores que apresentem sintomas gripais, com imediato direcionamento médico.

A empresa cumpre atentamente às normas dos órgãos sanitários, estando em constante e permanente contato com a Secretaria de Saúde Municipal para atualização de procedimentos e tomada rápida de decisões, sempre visando a saúde e bem estar dos seus colaboradores e clientes.

Dentro do protocolo interno, a empresa permanece apta a identificar eventuais casos e promover a testagem de quem tenha tido contato com pessoa com diagnóstico positivo, a fim de possibilitar o controle de uma eventual disseminação, conforme orientação dos órgãos de saúde.

A empresa reafirma, ainda, sua transparência com seus colaboradores, estando totalmente aberta ao diálogo para tomada de providências e construção de soluções. Denúncias conforme apresentadas na rede social podem (e devem) ser feitas no email ouvidoria@zebucarnes.com.br, pelo qual os assuntos são tratados de forma confidencial, por responsável externo. Toda e qualquer denúncia/reclamação é vista e devidamente tratada, sendo necessário que os colaboradores utilizem os meios internos para que os processos da empresa sejam seguidos e eventuais problemas sejam apurados, corrigidos e eventuais responsáveis devidamente identificados. De rigor reiterar, ainda, que o colaborador tem a obrigação de informar a seus superiores e/ou Departamento de Recursos Humanos, sobre a presença de qualquer sintoma gripal.

Alegações em sentido contrário não procedem e visam tumultuar ainda mais o delicado momento que todos vivem.

A empresa possui suas portas inteiramente abertas à fiscalizações e verificações das autoridades sanitárias, como tem sido desde o início da crise de saúde que se instalou no mundo, possuindo total confiança em seus procedimentos e critérios para contenção da disseminação da doença nas lojas da rede.

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