PROJETO + SEGURANÇA NO CAMPO

Foi realizado no dia 24 de outubro, às 10 horas, no auditório da 5ª RISP, o lançamento do Projeto + Segurança no Campo.

A 5ª RPM em parceria com o CONSER lançou o “Projeto + Segurança no Campo”, que irá auxiliar no geoprocessamento das propriedades rurais, cadastradas através das coordenadas geográficas de cada propriedade, que agilizará a chegada mais rápida da Polícia Militar nas propriedades após o acionamento da viatura policial militar.

Trata-se de um projeto de prevenção da Polícia Militar em parceria com os produtores rurais de Uberaba e região que propõe uma mudança de comportamento tendo como objetivo aumentar a segurança, melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a paz social no campo.

Na ocasião, a 5ª Região da Polícia Militar recebeu o Secretário de Justiça e Segurança Pública, General Mário Lucio Alves de Araújo.

A abertura do evento foi feita pelo Cel Peres que fez sua explanação a todos os presentes  mostrando que 

a ideia central do projeto é que na impossibilidade da polícia estar em todos os locais ao mesmo tempo, os próprios moradores se organizem, conhecendo os seus vizinhos e interagindo com eles de forma solidária atuando como “Câmeras Vivas”.

Os moradores formam laços com os vizinhos, combinam códigos e estratégias e estabelecem uma comunicação entre si e com a polícia militar, que é acionada quando os parceiros identificarem uma atitude suspeita (pessoas/veículos).

O objetivo do projeto é criar e fortalecer a rede de vizinhos com a ampliação de participantes e divulgação de informações inerentes à segurança pública. 

Em seguida a Presidente do CONSER, Patrícia Cristina Lemos falou sobre a nova visão da Segurança Rural. 

Logo após, o Secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, General Mário Alves, falou sobre a Segurança Pública em Minas Gerais.  

Após as palestras o Cel Peres e o Secretário, General  Mário Lúcio, fizeram uma visita ao COPOM onde estão projetadas as câmaras de OCR instaladas nas rodovias e estradas vicinais que fiscalizam os veículos que trafegam pelo local.

Publicidade