Procura por serviços especializados de saúde mental aumentou durante a pandemia

Caps registraram quase 400 novos pacientes entre abril e julho

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Diretoria de Atenção Psicossocial, é a responsável pela estruturação das ações e serviços de saúde mental em Uberaba, implantando e ampliando uma série de iniciativas de cuidados e serviços em diversos níveis de complexidade assistencial. Conforme repassado à Folha Uberaba, com a pandemia de Covid-19, a procura por serviços especializados de saúde mental, em especial nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), aumentou de forma significativa, de acordo com o diretor de Atenção Psicossocial, o psicólogo Sérgio Henrique Marçal, sendo admitidos 393 pacientes entre abril e julho nestas unidades voltadas para os casos graves.

“As equipes têm sido trabalhadas na lógica do matriciamento em saúde, alta de pacientes para a Rede, mas tem havido sobrecarga, devido ao fato de não poder realizar atendimentos grupais em função das medidas de distanciamento social”, relatou o psicólogo. Um plano de contingência da saúde mental foi criado no começo da pandemia visando a minimizar futuros impactos sobre a saúde dos trabalhadores do Caps, bem como para evitar sobrecarga sobre toda a rede de saúde.

“Estamos trabalhando para aumentar a capacidade das equipes, potencializando o cuidado que já vem sendo feito, mediante novas contratações, para aumentar nossa capacidade para até 20 mil procedimentos por mês”, explica. Até o advento da pandemia, os serviços de saúde mental do Município  geravam média de 15 a 16 mil atendimentos por mês, segundo Marçal, divididos em Atenção Básica (108 pacientes atendidos por 18 psicólogos por dia, somando 2.160 procedimentos/mês); Unidades Regionais de Saúde (três psiquiatras atendendo 36 pessoas por dia, somando 720 processos/mês); Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial – Siap (550 pacientes, somando 2.750 procedimento/mês); e quatro Caps com média de 300 pacientes cada (1.200 pacientes graves, com média de 9.600 procedimentos/mês).

Publicidade

Anuncie