Procon emite nota sobre aglomerações

Em nota enviada à Folha Uberaba, Procon informa medidas tomadas após denúncias de aglomerações em agências bancárias

Confira a nota na íntegra:

Hoje, 07, registramos em nosso canal 151 diversas reclamações de aglomerações e filas extensas no entorno do Banco Mercantil. Alguns veículos de imprensa e comunicação também noticiaram o fato, auxiliando no monitoramento das denúncias realizadas na forma de comentários à publicação. 
 
Importante ressaltar que tão logo chegou a primeira denúncia, às 09h, nosso time de fiscalização contatou a gerência do banco que informou ter havido uma queda no sistema em nível nacional, prejudicando todo fluxo de atendimento das agências e postos de apoio bancário. Acompanhamos junto ao banco todos os procedimentos para retomada das atividades a fim de reduzir impactos aos consumidores e o sistema normalizou às 12h40min, aproximadamente. 
 
O Banco foi notificado a apresentar esclarecimentos formais sobre a queda do sistema, já que a paralisação no 5º dia útil causou transtornos a centenas de aposentados e pensionistas que recebem hoje o seu vencimento. Alguns consumidores ainda relataram que seus cartões de crédito e débito também ficaram inoperantes no mesmo período, impossibilitando a realização de compras e o banco também terá que dizer se a queda do sistema afetou a realização de pagamentos através de seus cartões magnéticos. 
 
Nós sabemos de todas as dificuldades dos consumidores idosos em operar serviços online e, ainda, que aposentados e pensionistas de baixa renda sofrem com a falta de acesso à internet e que muitos sequer possuem aparelhos capazes de conexão, por isso pautamos nossas ações com muita razoabilidade e responsabilidade. Procon, Vigilância Sanitária, Departamento de Posturas e Guarda Municipal atuam em conjunto todos os dias, contra tudo e contra todos que desrespeitam consumidores e as diretrizes de segurança sanitária. 
Nesse momento, consumidores, veículos de imprensa e comunicação e a Prefeitura de Uberaba reafirmam seu compromisso social quando, juntos, auxiliam para que este momento árduo seja passageiro e que os impactos sejam diminutos. 
 
Ainda, é muito importante que a população tenha consciência e muita responsabilidade, evitando a utilização das agências bancárias, recorrendo sempre que possível aos canais online. Somos todos consumidores, então, quando preciso for, não se esqueçam, o Procon Uberaba está #ComVocês.

Publicidade