Prefeitos do Cistrisul alinham ações para enfrentamento do coronavírus

Com a finalidade de alinhar pontos e decisões para ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus entre os municípios da área de abrangência do órgão, conforme informado à Folha Uberaba, o Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul), realizou nesta quarta-feira (20), uma videoconferência com a participação de prefeitos dos municípios consorciados.

“Precisamos caminhar em um mesmo direcionamento nas definições e, desta forma, facilitar a comunicação das prefeituras com os munícipes”, observou o presidente do Cistrisul e prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires de Oliveira, logo na abertura da reunião remota.

Ainda de acordo com o líder municipalista, a pandemia que assolou o mundo atropelou o planejamento de todos os municípios. “Assim, tivemos que nos reinventar em busca de soluções não só para a crise sanitária, mas também para a econômica que já bate à nossa porta. Por isso, precisamos buscar pontes para os problemas que nos assolam”, acrescentou Celson Pires.

Em seguida, foram feitas breves considerações pela vice-presidente do consórcio e prefeita de Itapagipe, Benice Nery Maia. O prefeito de Pirajuba e vice-presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), Rui Ramos, expôs ações da entidade em apoio aos municípios, especialmente neste momento crítico enfrentado pelas administrações municipais.

As falas iniciais foram encerradas pelo depoimento do prefeito de Uberaba, presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) e vice-presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos/Área Agronegócio), Paulo Piau, que detalhou como a prefeitura da cidade polo regional tem atuado no combate ao coronavírus.

Balanço de atividades. Na sequência dos trabalhos, Celson Pires de Oliveira detalhou realizações do Cistrisul, criado em 16 de maio de 2014 e teve como primeiro presidente o prefeito Rui Ramos, para ser o Samu Regional do Triângulo Sul.  Devido à crise financeira do Estado, o projeto do serviço está suspenso. 

Em compensação, no 21 de setembro de 2017, o prefeito Rui Ramos solicitou ao Governo do Estado implantação de base descentralizada de suporte aéreo avançado de vida, em Uberaba. Em 06 de abril de 2018, usinas sucroalcooleiras da região repassaram recursos, com o apoio do promotor Dr Carlos Valera, representante do Ministério Público, e apoio administrativo da FUNEPU, foi construído o hangar para a aeronave que chegou a Uberaba em 11 abril de 2019. Começou a operar em 27 abril, de forma experimental na ExpoZebu. E, em agosto,foi incorporada a equipe do Cistrisul, atualmente composta por nove médicos e seis enfermeiros, ambos credenciados.

Conforme levantamento apresentado pelo presidente Celson Pires de Oliveira, até março deste ano, a aeronave registrou 71 atendimentos nas áreas do Triângulo do Sul, Triângulo do Norte e Alto Paranaíba.

De outra parte, por consenso, foram reeleitos para mandato até 31 de dezembro de 2.020, o prefeito Celson Pires de Oliveira, como presidente e a prefeita de Itapagipe, Benice Nery Maia, como vice-presidente.

Mobilização. No transcorrer do encontro virtual, o prefeito Rui Ramos solicitou que seja acionada a Bancada Federal de Minas Gerais tenha deputados e senadores como membros comissão que o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, está formando para estudar sobre alteração da data de realização das eleições municipais deste ano.

O prefeito de Campo Florido, Renato Soares, “Renatinho”, defendeu seja formalizado um documento para que os municípios disponibilizem aos seus munícipes, a título de informação, orientações sobre como utilizar os hospitais em Uberaba, com destaque para a quantidade de leitos para as prefeituras nos estabelecimentos e o número de leitos de UTI,também em Uberaba.

Já o prefeito Paulo Piau indicou seja apresentada uma manifestação do Cistrisul para acionar o Estado de Minas Gerais para o custeio do Hospital Regional. Outro ponto defendido pelo prefeito de Uberaba é que seus colegas prefeitos elaborem o termo de responsabilidade, assinado pelos comerciantes, nos casos de abertura de comércio em seus municípios.

Publicidade

Anuncie