Prefeitos discutem ações de combate ao coronavírus com representantes da Saúde Estadual

Nesta quarta-feira 08, doze prefeitos da região estiveram reunidos com o superintendente da Saúde, Maurício Ferreira, além de técnicos da Superintendência Regional de Saúde, a convite do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, enquanto presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande). Conforme repassado à Folha Uberaba, a equipe técnica da Superintendência expôs, entre outros, a situação epidemiológica da região do Triângulo Sul. Até agora, conforme exposto, foram confirmados 52 óbitos provocados pela Covid-19.

“O vírus veio para ficar!”, argumentou Paulo Piau, ao advertir quanto a proximidade do pico da Covid-19, na região do Triângulo Sul, previsto para o dia 15 deste mês. Sobre a reunião remota, ressaltou ter sido “muito positiva para que os municípios da macrorregião possam alinhar suas ações contra o coronavírus”.  

A reunião, por videoconferência, contou com a presença de prefeitos associados ao Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul) e secretários municipais da área, cujo presidente é o prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires, responsável pela convocação do evento.

Municípios representados: Araxá, Campos Altos, Campo Florido, Conquista, Limeira d’Oeste, Pirajuba, Planura, Sacramento, Tapira, Uberaba, Veríssimo e Conceição das Alagoas.

“Encontro muito importante para a adoção de ações conjuntas, na medida em que foi um espaço para debates entre prefeitos e gestores da saúde”, diz Celson Pires.

Mais adiante, Celson foi enfático sobre o atual período para os prefeitos: “É muito sério o que estamos enfrentando: crítica dos comerciantes e cobrança da população. Por outro lado, também, os políticos de plantão, que, às vezes, usam da situação para tirar proveito político. Entendemos que a saúde tem que estar em primeiro lugar. Espero que essas reuniões continuem para que a nossa macrorregião tenha uma ação coordenada e, principalmente, com o apoio do Estado, através da Superintendência Regional”.

Em seguida, o presidente do consórcio reforçou agradecimentos aos colegas prefeitos e demais gestores presentes e ao superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, e equipe técnica do órgão, pelo suporte sempre dado aos municípios da região e, nessa oportunidade, além de informações e orientações sobre a Covid-19, proporcionou oportuna troca de experiências.

Maurício Ferreira agradeceu a participação dos prefeitos da macrorregião do Triângulo Sul, bem como a colaboração da secretária Vanessa Faria (Cistrisul) e do secretário José Luiz de Paula Neto (Amvale), pelo êxito na realização da videoconferência. E observou: “O presidente Celson Pires deixou todos à vontade nas suas intervenções e questionamentos a respeito da pandemia na região. Foi uma reunião muito proveitosa de alinhamento, propósitos e revisão de conceitos. É muito difícil estar na pele desses prefeitos, em momento tão extremo como o da pandemia”.

O superintendente sugeriu que o Cistrisul encaminhe documento aos secretários estaduais da Saúde e da Fazenda, contendo sugestões e críticas sobre o Programa “Minas Consciente”, criado pelo Governo estadual Estado, com a finalidade de alinhar as ações das prefeituras com o Estado no combate ao coronavírus.

Para o vice-presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios) e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, “cada município tem a sua peculiaridade”. Destacou o alto nível de atendimento do Hospital Regional de Uberaba, referência no tratamento da doença exemplificando casos de pacientes pirajubenses que foram curados na unidade hospitalar. Da mesma forma, o prefeito de Sacramento e vice-presidente da Amvale, Wesley de Santi, enalteceu os serviços prestados pelo Hospital Regional diante da Covid-19. E, o presidente do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento) e prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, defendeu o apoio da área de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde, nessa fase, no apoio à orientação e fiscalização nos municípios menores do Triângulo Sul.

Publicidade