Parceria entre PMU e Uniube vira cartilha sobre saúde bucal e Covid-19

Trabalho desenvolvido no Pet Saúde - Interprofissionalidade, em parceria da Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Saúde com a Universidade de Uberaba (Uniube), culminou em cartilha on-line sobre cuidados com a saúde bucal e coronavírus. Conforme repassado à Folha Uberaba, o projeto é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com as instituições de ensino superior, prefeituras municipais e secretarias de saúde.

Márcia Nomelini, chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Uberaba e coordenadora do projeto que desenvolveu a cartilha “Coronavírus: Cuidados com a Saúde Bucal”, conta que fazem parte de cada grupo do Pet, profissionais que atuam na Atenção Primária de Saúde, professores e alunos da universidade. São alunos e profissionais das áreas de medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia e assistência social. “Nos organizamos e construímos, coletivamente, essa cartilha pensando os cuidados com saúde bucal em tempos de pandemia de coronavírus. Ela está pronta para ser divulgada para a população, trabalhando a promoção em saúde”, relata a chefe de Departamento.

Segundo Nomelini, as orientações vão levar informações para as pessoas tanto com relação á saúde bucal, como lesões na boca, cuidados para higienizar a escova de dentes, mas também orientações de modo geral na prevenção à Covid-19, como etiqueta de lavar as mãos, uso de álcool gel e da máscara, entre outros cuidados básicos.

Publicidade