Paciente com resultado positivo na pesquisa do Ibope, já era acompanhada pela Secretaria de Saúde

Outros 249 testes rápidos deram negativo

Terceira etapa da Pesquisa de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), testou uma pessoa positiva para Covid-19 em Uberaba. Conforme repassado à Folha Uberaba, a chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Tristão, a pessoa já tinha sido confirmada pelo Município e é acompanhada pela Vigilância Epidemiológica. “Esse caso não foi uma surpresa, pois já era um caso registrado, então dos 750 testes que o Ibope fez em Uberaba em três etapas, não houve nenhum caso além do que a gente já sabia”, apontou a chefe da Atenção Básica.

De acordo com o secretário de Saúde, Iraci Neto, como nas duas etapas anteriores, os dados são importantes para a Secretaria e se somam às informações e trabalhos do Comitê Técnico-Científico. Os testes são feitos com ofícios de autorização assinados por cada participante e após preenchimento de questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias.

O estudo. Nesta etapa, foram realizados 250 testes rápidos em pessoas escolhidas de forma aleatória pelos entrevistadores entre os dias 21 e 23 de junho, nos bairros Aeroporto, Centro, São Benedito, Estados Unidos, São Cristóvão, Valinhos, Abadia, Grande Horizonte, Fabrício, Amoroso Costa, Mercês, Morumbi, Costa Telles, Leblon e Recreio dos Bandeirantes. Os bairros foram escolhidos por sorteio, dentro do estudo coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado em campo pelo Ibope. O estudo conta com parceria do governo federal para pesquisa e estatística, e apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, para realização no Município. A primeira etapa aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio, e a segunda entre os dias 4 e 6 de junho, ambos com resultados 100% negativos.

Publicidade