Municípios mineiros aderem ao Roteiro Turístico Uai Paulista

Cumprida na tarde desta terça-feira (29), durante encontro realizado na sede da unidade local do Senac, mais uma etapa do Projeto “Roteiros Turísticos Uai Paulista”. Na ocasião, prefeituras associadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) fizeram a entrega de adesão assinada por seus respectivos prefeitos ao projeto que visa ao desenvolvimento sustentável do turismo na região. Dez municípios aderiram à proposta: Uberaba, Pedrinópolis, Campo Florido, Delta, Planura, Nova Ponte, Fronteira, Conceição das Alagoas, Comendador Gomes e Sacramento. O prazo final para novas adesões ficou definido dia 1º de agosto, sexta-feira.

De acordo com Manoel Pedro Leal, presidente da Associação do Circuito Turístico dos Lagos, a partir de agora, com a definição dos municípios que aderiram ao “Uai Paulista”, no território mineiro, serão realizadas as outras ações diretamente ligadas aos empresários e à gestão do turismo, dentro do próprio município.

No momento, com o apoio da representante da Amvale, Lúcia Franca, bem como dos demais parceiros – Prefeitura de Uberaba, Programa Empreender/Aciu, Sebrae, Senac, Sesi e Fiemg -, além de recolher as adesões, a reunião abriu espaço para que fossem expostas as potencialidades turísticas de cada município. “Nós fizemos um desafio para eles (gestores municipais) e dissemos na primeira reunião: o que o turista tem para observar no seu município? Apresente em dez minutos para nós!”, diz ele.

O material entregue será analisado, juntamente com o DOT Diagnóstico de Oferta Turística (DOT) que as prefeituras também entregaram, pelos membros do grupo gestor do projeto, para apontar quais produtos que realmente interessam ser colocados no “Roteiros Turísticos Uai Paulista”, acrescentou Manoel Pedro.

Capacitação – O próximo evento do Circuito dos Lagos será realizado na cidade de Franca (SP). O 2º Fórum de Turismo do Alto da Mogiana que deverá reunir todos os gestores públicos dos municípios paulistas e mineiros, além de empresários do setor de turismo para continuar nos debates em torno da regionalização do setor. No dia 2 de setembro próximo, às 14h30, em Uberaba, em local a ser definido oportunamente, os parceiros do projeto irão promover uma capacitação voltada para todos os empresários interessados dos municípios que acabam de aderir à iniciativa. O foco será sobre como administrar melhor seu negócio e como atender melhor o turista. Entre os dias 18 e 22 de agosto, os municípios que quiserem, poderão solicitar a realização de palestras para mobilizar empresários para se capacitarem em Uberaba.

O diretor da unidade do Senac/Uberaba, Marco Antônio Barreto de Mello, disse que o órgão também vê com real importância a  “exploração do turismo”,  ao observar que “nós podemos com isso ampliar também  o nosso trabalho e a nossa participação, por meio da capacitação das pessoas que realmente trabalham com turismo”.  

Empreendedorismo - Dentro da ampla parceria formada para inserir Uberaba e região no Projeto Regional de Desenvolvimento do Turismo, figura o Programa Empreender Uberaba, vinculado à Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) que mobiliza todos os empresários dos Núcleos de Artesanato, Meios de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar e, especialmente, do Núcleo de Turismo.

Segundo a gestora de Agronegócios e coordenadora do Empreender, Anna Paula Batista, o programa reúne cerca de cem empresários de vários segmentos para discutir problemas comuns e que buscam solução para crescimento das empresas. “Nós acreditamos no potencial turístico da região. Temos muito a fazer. Por isso, apoiamos o ‘Uai Paulista’, queremos trabalhar em parceria construindo juntos, todos com o mesmo objetivo, para que nossa cidade seja mundialmente conhecida e valorizada”, disse ela, para quem é importante que todos os atores do processo façam treinamentos e acompanhem o que acontece em outras regiões e, se for preciso, ir conhecer “in loco” o que é realizado e está dando certo em outras regiões, para que possam implantar aqui. 

Potencial do Circuito - O Circuito Turístico dos Lagos, na região de Uberaba, é um roteiro ideal para pessoas que adoram a natureza e contemplam belas paisagens. É formado por cidades mineiras e paulistas que margeiam os lagos de Volta Grande, Igarapava, Jaguara, Estreito, Nova Ponte e Porto Colômbia. O Circuito possui opções turísticas bem variadas. Fazendas históricas, sítios arqueológicos, cachoeiras, grutas e, não poderíamos esquecer, muitos lagos. Suas matas escondem animais e plantas silvestres, montanhas descortinam vistas maravilhosas cachoeiras de águas cristalinas, grutas esculpidas pela água durante milênios, fósseis raros, patrimônios históricos e culturais preservados do tempo. Uma característica marcante do circuito é o alto índice de qualidade de vida em suas cidades, um dos melhores do país, além de belos exemplares da arquitetura civil e religiosa, como antigas estações ferroviárias, pontes e prédios que abrigam museus, escolas e casas de cultura, além de uma variedade de peixes nas represas e lagos que encantam e proporcionam a pratica de esportes náuticos e a pesca esportiva.

Publicidade

Anuncie