Mesa redonda na UFTM promove reflexões sobre prevenção ao suicídio

“Um Novo Olhar Para Uma Velha Questão”. Este é o tema de mesa composta por profissionais de saúde e de comunicação que irá propor reflexões obre o suicídio, em evento programado para o próximo dia 10/09, a partir das 19h30 no auditório Esmeralda da UFTM.

 

O encontro integra o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, criada no ano de 2014 junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio do CVV (Centro de Valorização da Vida).

 

A ideia é “conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio”, conforme divulgação da ABP.

 

A mesa de Uberaba é uma realização do Instituto Renovare e do Centro de Estudos sobre a Morte e Apoio a Enlutados (CEMAE), em parceria com o Centro de Educação Profissional (Cefores/UFTM).

 

“É a nossa contribuição para a refletirmos sobre este tema importante na atualidade, reunindo profissionais da Psicologia, da Medicina e da Comunicação. Traremos à luz orientações fundamentadas para a melhor forma de prevenção”, assinala a psicóloga Vera Lúcia Dias, mediadora da mesa redonda.

 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 106.374 óbitos por suicídio. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com a notificação de 11.433 mortes por essa causa.

 

O levantamento aponta que a intoxicação exógena (por substâncias químicas) é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país. Com relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por enforcamento, que atingem 60% do total. A atualização do boletim é uma das metas da Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio, lançada pela pasta em 2017.

 

Serviço

 

Evento: Mesa Redonda de Prevenção ao Suicídio

Data: 10 de setembro/2019

Horário: a partir de 19h30

Local: Auditório Esmeralda / UFTM (Av. Frei Paulino, 30)

Inscrições: http://portal.mednet.com.br/eventos/

Informações: (34) 3700-6834, das 07h ÀS 11h e DAS 13h às 16h (com Marilza); @renovarecemae (Facebook).

Publicidade