Heli Grilo traz respiradores e testes para Uberaba e reforça enfrentamento à Covid-19

Repasse de 14 ventiladores pulmonares e seis respiradores não-invasivo permite à Secretaria de Saúde uma melhor estruturação para fazer frente ao pico da pandemia do coronavírus na cidade

Conforme repassado à Folha Uberaba, preocupado com o recente crescimento nos casos positivos da Covid-19 em Uberaba, o deputado estadual Delegado Heli Grilo (PSL) empreendeu esforços junto ao Governo de Minas Gerais para reforçar o enfrentamento da doença no município. A expectativa é de que equipamentos, como respiradores e monitores de sinais vitais, e testes rápidos, cheguem à Uberaba em até 15 dias. O anúncio foi feito na sexta-feira, 19,  ao secretário Municipal de Saúde, Iraci José de Souza Neto.

Com esse esforço, serão entregues a Uberaba 14 ventiladores pulmonares para equipar UTI’s ao atendimento de pacientes que apresentarem complicações em decorrência da doença. Além desses, também foram obtidos, com o empenho do deputado, outros seis respiradores Bipap. Trata-se de suporte de ventilação respiratória não-invasivo, administrado através de máscara nasal ou facial. Há ainda quatro cardioversores ou monitores que indicam os sinais vitais em tempo real para a equipe médica, através de informações na tela e alarmes visuais e sonoros, qual a condição de saúde do paciente.

Segundo o Delegado Heli Grilo, os ventiladores foram aprovados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o tratamento de insuficiência respiratória. “A aquisição desses equipamentos tem como objetivo reforçar ainda mais o enfrentamento da Covid-19 em Uberaba, especialmente agora que estamos tão próximos do epicentro da contaminação no Estado. Nossos esforços são para minimizar a curva de tendência da doença, garantindo assistência a todos os uberabenses”, reforça o deputado.

Também serão entregues a Uberaba 73 caixas com 20 testes rápidos cada, o que representa 1.460 novos exames para auxiliar no rastreamento do coronavírus em moradores da cidade. Além disso, ainda há o repasse de outras 185 caixas para a macrorregião Triângulo Sul, o que significa mais 3.700 testes para atender municípios do entorno de Uberaba.

Ao todo já foram encaminhados 12.180 testes para o município de Uberaba e 1.361 caixas contendo 27.720 testes rápidos para a macrorregião. Todos eles foram enviados pelo Governo Federal e distribuídos pelo Governo de Minas Gerais.

 

Publicidade

Anuncie