Fundação Cultural realiza inscrições de cursos para a área de cultura com o Pronatec

Ainda estão abertas as inscrições para três cursos da área da cultura, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego da Cultura (Pronatec da Cultura). Coordenado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), a ação faz parte do Plano Estratégico do MinC e será realizado em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e a Fundação Cultural de Uberaba.

O curso iria iniciar nesta segunda-feira (13), mas como ainda tem vagas em aberto a UFTM e a FCU irá realizar inscrições nesta semana, com previsão de início para a próxima segunda-feira. Os interessados devem procurar a Fundação Cultural para realizar a pré-matrícula, que deve ser efetuada definitivamente no Cefores, no prédio da UFTM, na praça do Mercado. A Fundação Cultural está ofertando os cursos dentro do eixo Produção Cultural e Desing. As inscrições estão abertas para os cursos de Agente Cultural; assistente de Produção Cultural e Iluminador Cênico.

Vale lembrar que o curso seria realizado no Jardim Triângulo e agora as aulas aconteceram em escola municipal no centro, para facilitar o acesso dos participantes.

Os interessados em fazer a matrícula devem enviar o número do RG e do CPF, endereço, data de nascimento nesta semana, até o dia 18. Após realizada a pré-matrícula, o interessado deve ir até o Cefores, na praça do Mercado, no prédio da UFTM, para efetuar a matrícula. A intenção é fechar as turmas nesta semana e iniciar o curso na próxima semana.

Os cursos presenciais de formação inicial continuada (FIC) serão gratuitos, com 160 horas de duração. Os alunos recebem, após o início do curso, o chamado auxílio estudantil para custear lanche e transporte, de modo a viabilizar a participação no curso.

Pronatec – Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa é coordenado pelo Ministério da Educação e tem como parceiros os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; o Serviço Nacional de Aprendizagem (Sistema S) e as Escolas Técnicas vinculadas às Redes Públicas Municipal, Estadual e Federal. O primeiro acordo com a participação do Ministério da Cultura teve início em dezembro de 2012. O objetivo do Pronatec é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. MinC e Fundação Cultural são os demandantes dos cursos na área da cultura, que serão oferecidos pela UFTM e IFTM.

Agente Cultural - Fomenta o resgate de conhecimentos e saberes culturais locais, criando espaços para divulgação e valorização da comunidade, como forma de reafirmação da cultura local, valorização dos saberes e garantia de trabalho e renda para as famílias. Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Assistente de Produção Cultural - Auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Iluminador Cênico - Executa projetos de iluminação cênica, para teatros e demais espaços culturais, incluindo áreas internas e externas.

Carga Horária: 160 horas Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo

 

Publicidade