Fundação Cultural divulga selecionados para apresentação no Dia Nacional do Teatro

A Cia Uno e o Grupo Todo Um de Teatro foram selecionados para participarem do Dia Nacional do Teatro, que é comemorado no dia 19 de setembro e será celebrado na Concha Acústica, na sexta-feira, a partir das 19h.

Os grupos UMP Escolhidos de Deus e o Grupo Ria foram desclassificados, já que não são cadastrados no site da Fundação Cultural de Uberaba. O objetivo é valorizar os artistas que são cadastrados no site da Fundação.

A Cia Uno irá apresentar a peça "Quadrante", e no palco as cenas dialogam com as técnicas desenvolvidas por Etienne Decroux e textos autorais dos atores em cena, com enredos que buscam o outro maternal e paternal e como nossa relação familiar influencia e cria raízes nas nossas vidas.

Já o Grupo Todo Um de Teatro irá encenar a peça “A Flor e o Homem”. Com a utilização de textos e músicas, a peça conta, alternando momentos extremamente cômicos e outros mais reflexivos, a dificuldade de comunicação enfrentada pelo homem contemporâneo. Delineia-se assim o perfil deste ser, que apesar dos inúmeros meios de comunicação existentes, não consegue estabelecer uma relação verdadeira consigo mesmo e com o mundo que o cerca.

A linguagem cênica é ágil e surpreendente, abordando temas que vão desde o consumismo exagerado até os relacionamentos interpessoais destrutivos. A peça dialoga com um público heterogêneo e atinge todas as faixas etárias.

A peça cumpre seu objetivo que é refletir, de uma forma gostosa e poética, sobre o fato de que neste mundo globalizado, torna-se um desafio construir uma identidade imune às influências da massificação.

Dia Nacional do Teatro é comemorado no Brasil no dia 19 de setembro, porém o Dia Mundial do Teatro é no dia 27 de março, data criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), dia da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

O teatro é uma importante manifestação artística e auxilia na formação cultural e intelectual do público e a Fundação Cultural acha essencial celebrar a data e dar acesso à população ao teatro e à cultura em geral, levando eventos como este a locais públicos e gratuitos.

Publicidade