Festa dos padroeiros São José e Nossa Senhora da Conceição movimenta bairro rural da Baixa

Festa é registrada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e vale pontos para o ICMS Cultural

Neste domingo (28), a partir das 9 horas, no galpão comunitário da Baixa, será realizada a Festa de São José da Baixa, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião, Imaculada Conceição, Santo Antônio e Medalha Milagrosa. No sábado ocorre a reza do terço e novena dentro da programação da Festa de São José e Nossa Senhora da Conceição da Baixa e levantamento do mastro de Santo Antônio e São José.

No domingo tem missa, procissão e almoço festivo. Há três anos a Festa de São José e Nossa Senhora da Conceição da Baixa é considerada patrimônio imaterial do município de Uberaba, quando foi registrada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e chancelada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). Ela é um importante elemento na formação da identidade do povo uberabense com suas práticas e transmissão de saberes.

Equipe do Conphau participa das atividades, registrando todas as atividades realizadas durante a festa para enviar para o Iepha, já que a festa vale pontos para o ICMS Cultural. O evento é organizado pela própria comunidade da Baixa e termina com a procissão em devoção aos padroeiros, com andor de São José e Nossa Senhora da Conceição da Baixa, bem como de Nossa Senhora Aparecida, Medalha Milagrosa, Santo Antônio e São Sebastião. Centenas de fieis participam da festa, que é das mais tradicionais da região.

A festa ocorre há mais de cem anos com  grande significado para a população local, movimentando não só moradores da comunidade, mas toda a cidade de Uberaba e região. A comunidade da Baixa se une em devoção para comemorar os santos, misturando fé e tradição, tendo importância histórica, por ser momento de encontro das famílias e de rever amigos, que vão para Baixa prestigiar a festa.

Publicidade

Anuncie