Coral Cidade de Uberaba comemora 28 anos

Há vagas para vozes femininas e masculinas

Projeto da Fundação Cultural, o Coral Cidade de Uberaba celebrou os 28 anos de criação na sexta-feira, dia 25 de setembro. Conforme repassado à Folha Uberaba, o grupo nasceu com a proposta de contribuir para o cenário musical da cidade e perpetuar a arte milenar do canto coral. Atualmente, conta com 25 integrantes sob a regência de Marly Gonçalves. O coral é misto e oferece vagas para homens e mulheres a partir dos 17 anos de idade. Não é exigida experiência com canto para integrar o grupo.

O Coral Cidade de Uberaba surgiu de uma oficina de canto aberta à comunidade realizada pela Fundação Cultural em 1992. Os participantes sugeriram que se tornasse um coral permanente. Iniciaram-se, então, os ensaios do grupo e, no dia 25 de setembro daquele ano, o Coral foi oficializado pelo prefeito Hugo Rodrigues da Cunha e pelo presidente da Fundação Cultural, o Professor João Batista. A primeira regente foi Rejane Ferreira de Paiva. Em 1999, a fonoaudióloga Marly Gonçalves assumiu a regência.

"Nesses 28 anos tivemos momentos marcantes. Gosto de lembrar que já cantamos em Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo e até mesmo na Rede Viva de Televisão. Somos um coro amador com responsabilidade profissional", destaca Marly.

Durante a pandemia, o Coral Cidade de Uberaba participou da gravação à distância da música 'Amanhã', de Guilherme Arantes, com a Federação Mineira de Coros (Femicor). O vídeo integrou diversos corais de Minas Gerais e atingiu quase oito mil visualizações no Youtube.

Marly conta que o grupo de Uberaba também realiza encontros virtuais e já está preparando a gravação de outras duas músicas. "Mesmo com a pandemia, continuamos trabalhando e lutando pela sobrevivência dessa arte. Também continuamos selecionando vozes para participar do coral”, afirma a musicista.

Homens e mulheres maiores de 17 anos interessados em integrar o Coral Cidade de Uberaba podem comparecer na sede do Teatro Experimental de Uberaba Augusto César Vanucci (TEU) às quartas-feiras, das 7 às 11 horas.

Publicidade