Congresso de Direito debate desafios contemporâneos na República

Foto Richard Maciel está à frente da coordenação do Congresso de Direito

O professor mestre Adriano Cardoso da Silva, secretário geral da OAB/MG , abrirá a etapa de painéis no 3º  Congresso de Direito do Triângulo Mineiro, falando sobre “Recursos no novo CPC: críticas e desafios”. O encontro começa nesta quinta-feira, 7, às 8h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz,  sob a coordenação do advogado e professor universitário Richard Maciel. O  professor Raimundo Cândido Neto falará em seguida focando “As novas regras para as eleições de 2020”. A programação completa está disponível no link http://www.congressodireitotm.com.br/programacao. Com o evento tendo como tema “Desafios contemporâneos na República: Ambientalismo, Desenvolvimento e Ética”, incluindo painéis coordenados por palestrantes de renome e conhecimento sobre temas diversos, bem como conferência de encerramento. Também consta da programação, a solenidade de entrega de título de professor Honoris Causa. 


O pró-reitor de Ensino Superior da Uniube, professor Marco Antônio Nogueira, e a diretora do curso de Direito, Andrea Fabri, farão a abertura do congresso, antes da palavra  presidente da OAB-MG, Raimundo Cândido Júnior e, o presidente da Caixa de Assistência, professor doutor Luís Cláudio da Silva Chaves, antecedendo à participação do presidente da OAB Uberaba e vice-diretor do curso de Direito, professor Eduardo Azank, e o professor Rodrigo Corrêa Vaz de Carvalho, vice-presidente da OAB  Uberaba.

O tenente-coronel Anderson Passos de Souza, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberaba, está entre os homenageados pelo Congresso em reconhecimento ao trabalho dele e da corporação nas tragédias de Mariana e Brumadinho. Também serão agraciados com a homenagem,  o coronel Lupércio Peres Dalvas, comandante da 5ª Região Policial Militar de Uberaba; o tenente-coronel Ismael Campos Júnior, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba; o delegado Rodolfo Rosa Domingos, da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Uberaba e o delegado Francisco Eduardo Gouvea Motta, do 5º Departamento de Polícia Civil de Uberaba.

 

Na sexta-feira, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim  falará sobre Direito Ambiental, antes do professor doutor Elpídio Donizetti, que destacará o terma  Tutelas Provisórias afetas ao Direito Processual Civil. O professor doutor  Flávio Martins, da área de  Direito Constitucional, vai abordar o tema Retrocessos Constitucionais, com lançamento da 3ª edição da obra “Curso de Direito Constitucional”. Depois, haverá apresentação de Trabalhos (GTs) UNIUBE Campus Aeroporto – Bloco P, GT 4 - Direito Penal e Eficácia dos Direitos Fundamentais, com a coordenação dos professores   Marcelo Ferreira Cordeiro (Uniube) e Edihermes Marques Coelho (UFU), além de GT 5 - Direito do Trabalho e Eficácia dos Direitos Fundamentais pela professora Jussara Melo Pedrosa  e professor Richard Crisóstomo Borges Maciel (os dois da Uniube).  A solenidade de outorga de Título de Professor Honoris Causa da Universidade de Uberaba, será após a Aula Magna marcada para ter início às 19h.

Foto: O presidente da OAB-MG, Raimundo Cândido Junior, vem a Uberaba para o Congresso de Direito do Triângulo Mineiro

Publicidade