Coluna Túlio Reis

Marco Túlio Oliveira Reis – mtoreis@hotmail.com

 

Laranja

O Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo. Foi nos idos anos 80 que o Brasil superou os Estados Unidos e se tornou o líder mundial em laranjas. De lá pra cá, pouca coisa mudou, aliás, a cada dia o Brasil fortalece essa liderança e recentemente, em pouco mais de 1 mês de novo governo, é incontestavelmente o maior produtor de laranja do mundo. Desde a variedade Wal, passando pela Queiroz e culminando pela PSL ou Bebiano. Nesse quesito, ninguém segura esse país.

 

Demagogia

Instituída no ano de 1.999 pelo então deputado estadual Paulo Piau, a Medalha Chico Xavier – comenda da paz poderá ser extinta pelo atual governador Romeu Zema (Novo). A motivação do político seria o gasto excessivo do estado com honrarias. A última edição da entrega da “Comenda da Paz” custou aos cofres públicos a quantia de R$ 137.217,00. A demagogia desse governador não tem limites, economia de pouco mais de 100 mil reais por ano, em comparação a memória do brasileiro do século e expoente da filosofia espírita no mundo é irrisória.

 

Impeachment

Movido por nítido sentimento de revanchismo e abandono, o advogado Vicente Araújo Neto insurge contra a administração de Paulo Piau (MDB) e bate às portas da Câmara Municipal com um pedido de impedimento do atual prefeito. Baseado em suposta irregularidade na locação de imóvel pelo município, Vicentinho como é mais conhecido, quer o afastamento imediato de Paulo Piau do governo municipal.

 

Luiz Guaritá

A peça de 18 laudas acusa Paulo Piau de atos de improbidade e má gestão de recursos públicos, todavia, um dos alvos do autor da peça é o ex-prefeito e atual presidente do Codau, Luiz Guaritá. Segundo o acusador, o ex-prefeito é proprietário do imóvel onde se localiza a sede da autarquia municipal, sendo, portanto, beneficiado com os valores pagos pela locação.

 

Candidato

Ao meu sentir, assim que li a peça acusatória, identifiquei de imediato o revanchismo político e tentativa de atingir a imagem, em ascensão, de Luiz Guaritá, provável candidato à sucessor de Piau. O Codau, nestes tempos de crise e dificuldade administrativa do atual prefeito, é uma das poucas atividades municipais que funciona adequadamente. A excelência e capacidade administrativa de Luiz Guaritá tem superado qualquer crise ou falta de recursos.

 

Fogo amigo

Há quem diga que Vicentinho não agiu sozinho, e que por trás de sua atitude tem interesse de “aliado” do grupo político do próprio Piau. Este “aliado” estaria de olho na cadeira do atual prefeito, e portanto quer queimar a eventual candidatura do Luiz Guaritá. Se assim for, não será a primeira vez que o ex-prefeito enfrenta esse tipo de conduta desleal e traiçoeira de “companheiros”. Para o Procurador Geral do Município, Paulo Eduardo Salge, a Câmara Municipal deverá arquivar a denúncia.

 

Progressista

Falando em Luiz Guaritá, não será desta vez que seu partido, o Democratas, contará com a filiação de Franco Cartafina. O jovem deputado, por conveniências políticas optou pelo Partido Progressista, liderado na região pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro. As tratativas para que Franco se filiasse ao DEM não avançaram e naufragaram definitivamente quando a bancada mineira de seu PHS optou pelo partido do uberlandense.    

 

Flip 2019

Será nos dias 10 a 14 de julho, na cidade de Paraty (RJ), a 17.ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty. Este ano, Euclides da Cunha, autor de uma das obras fundamentais sobre o Brasil – Os sertões – será o “Autor Homenageado”. A Festa de Paraty teve início no ano de 2003 e é um dos principais eventos literários do país.

 

Os sertões

Publicado em 1902, “Os sertões” tem origem no trabalho desenvolvido pelo autor, que era jornalista, para o Jornal Estado de São Paulo, da revolta de Canudos (1896-97), ocorrida no interior da Bahia, onde o movimento popular liderado por Antônio Conselheiro, foi massacrado pelas tropas do exército. O conflito, que executou sem misericórdia, velhos, mulheres e crianças, é um dos eventos mais vexatórios da história do exército brasileiro.

 

Fotografia

Shopping Uberaba prorroga o prazo de inscrições gratuitas para os interessados em participar do Concurso de Fotografias “Eu Sou Uberaba”, para fotógrafos amadores. Cada concorrente poderá participar com apenas uma fotografia, que deverá ser entregue no ato da inscrição, até 18 de fevereiro, ou enviadas em alta resolução para o e-mail contato@shoppinguberaba.com.br. O vencedor ganhará uma viagem com acompanhante, para cidades históricas de Minas.

 

Bye bye Bibi

 

Abigail Izquierdo Ferreira, filha de Procópio Ferreira e Aída Izquierdo é um exemplo de magnitude, dignidade e coerência. No auge dos seus 96 anos parte para a temporada infinita. Bibi Ferreira, a dama do teatro brasileiro, que tem sua biografia fundida com a do teatro nacional, estreia nos cafundós da eternidade. A menina que fez-se de boneca para ganhar o estrelato, encerrou sua carreira nos palcos terrestres. Bravo! Bravo! Bravo!

 

*Marco Túlio Oliveira Reis é advogado OAB/MG n.º 60.364; jornalista Registro Profissional n.º 16.609/MG.

 

 

 

Publicidade

Anuncie