Coluna Túlio Reis

Marco Túlio Oliveira Reis – mtoreis@hotmail.com
 
Galinhas Verdes
A convocação de Bolsonaro para que seus eleitores demonstrem nas ruas, apoio às suas sandices, não é novidade na história desse imenso Brasil! Há 85 anos um bando de fascistas foi posto pra correr por trabalhadores nas ruas de São Paulo. Foi em 1934, mais precisamente em outubro, quando os integralistas, também conhecidos por camisas verdes, liderados por Plínio Salgado, foram dispersados por vozes democráticas que derrotaram no grito e na rebeldia, o retrocesso, a balbúrdia e o autoritarismo.

Fascistas
Dia 26 de maio, não esqueçam essa data, entrará para o calendário cívico do Brasil! Será lembrada como o início da derrocada do governo mais retrógrado e incapaz que já ascendeu ao poder nesse país. O chamamento de Bolsonaro a seus eleitores, não representará as vozes das urnas – e sim, contará com o apoio de apenas os eleitores convictamente defensores das ideias fascistas e conservadoras do presidente. Os eleitores de boa-fé, que como muitos de nós, estavam cansados da arrogância e desgoverno do PT, não seguem mais o capitão. Quem viver verá!

Whatsapp
Sem dúvida alguma, as mídias sociais, especialmente as páginas do Facebook e os grupos de Whatsapp, são de uma poderosa ferramenta de mobilização e formação. Em Uberaba não é diferente, dois grupos estão remexendo as estruturas – Política Uberaba 2020 – liderado pelo ótimo Cássio Frank, que tem por objetivo análises e perspectivas sobre Uberaba e as eleições de 2020, e Resistência Antifascista, composto por intelectuais e artistas, que tem por objetivo discutir e analisar condutas e medidas discricionárias e antidemocráticas do governo federal. Ambos extremamente fundamentados e com grande poder de influência.  

Substantivo Feminino
Rosa Palmeirão, Catu, Salomé, Maria Doze Homens, entre outras, fizeram a história das mulheres na Capoeira – aparentemente uma arte predominantemente feminina. Fortalecendo essa conquista, mulheres capoeiristas se reuniram no litoral paulista, na cidade de Bertioga, para mostrar os desafios do Feminino na Capoeira, além de jogarem e cantarem as tradicionais canções e estilos da arte.

Uberaba está em todas
Plagiando o saudoso gentleman, Ataliba Guaritá Neto, todavia, em forma de homenagem, afirmamos seu inesquecível bordão: “Uberaba, está em todas!”. E, como não poderia deixar de ser, Uberaba presente! Mestra Puma, do Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, foi uma das participantes do evento, que sustentou com galhardia o nome de Uberaba. A professora Núbia Nogueira, Mestra Puma, é mestra em Educação Física pela UFTM e presidente do Centro Cultural de Capoeira Águia Branca.

On line
Cursos on line – vale à pena? Por não dispor de muito tempo para deslocamentos, valho-me, constantemente, como ferramenta de aprimoramento cultural e intelectual, seja profissional ou para mero deleite, de cursos virtuais. A maioria dos que concluí foram importantes e me acrescentaram bastante conhecimentos. Óbvio que nem todos são o que prometem, contudo, uma pesquisa sobre a instituição e o conteúdo são suficientes para evitar perda de tempo. Sem medo... com estas cautelas, eu recomendo!

Santo Ivo
Dia 19 de março é dia do padroeiro dos advogados, Santo Ivo. Não bastasse a crise de prestígio que envolve a profissão, o descaso da sociedade para com o profissional -  essencial à administração das Justiça, o aviltamento dos honorários, os abusos de autoridades contra os advogados, nosso santo padroeiro sequer é lembrado. Na maioria das cidades, e Uberaba é uma delas, a data nunca é comemorada. 

Miseráveis
Além de patrono dos advogados, ao santo é atribuído a criação das defensorias, posto que sempre foi advogado dos miseráveis. A criação da Instituição dos Advogados dos Pobres, como a Defensoria Pública dos dias atuais, foi inspiração de Santo Ivo, que sempre defendeu as causas dos pobres, viúvas e menos favorecidos. A Constituição brasileira em seu artigo 134 e parágrafo único foi uma das pioneiras a instituir no mundo a Defensoria Pública, realizando, de certa forma, o sonho de Santo Ivo.

Evacira
O MADA – Museu de Arte Decorativa, muito bem administrado pelo artista plástico Paulo Miranda, sedia no próximo dia 24, à partir das 19h o lançamento do livro “Flor de Chita: Terapia do Bordado”, da jornalista Evacira Coraspe. Segundo a própria autora, “o çivro é uma narrativa, uma coletânea da minha experiências com o bordado na chita, dentro do processo de arte-terapia”. O MADA fica na Rua Maria de Lourdes Melo Coli, n.º 30, no Residencial Dr. Abel Reis, em Uberaba.

O mundo de Jac
“Ao lado, estava uma senhora com uma revista de fofocas, que comentou que os filhos não liam por mais que ela incentivasse. - Não lêem porque a Sra.  é uma burra! Como vão se interessar por literatura se você lê esse tipo de porcaria? A dona se levantou indignada, mas não respondeu nada.” Com esse diálogo, Jacson Andrade ilustra muito bem a crise do mercado de livros no Brasil. A íntegra dessa coluna semanal e de outras podem ser acessadas no endereço: https://www.jornaltabloide.com.br/o-mundo-de-jac

Dandô

O Dando - Circuito de Música Dércio Marques apresenta, no próximo dia 30 de maio, às 20h, no Laboratório 96, o cantor e violonista paranaense Murilo Silvestrim. A atração tem o apoio da ACCF e da Bendita Vegana. Silvestrim é músico e compositor, radicado em Curitiba e estará em Uberaba abrilhantando os palcos do Dandô.
 
 
Poesia
Sucesso absoluto! O primeiro "DIÁLOGOS - falando de poesia", na Livraria Lemos e Cruz reuniu uma turma bacana... e de várias gerações. O escritor e historiador Guido Bilharinho, professor e poeta Eduardo Veras, escritor e poeta Marcos Bilharinho, escritor e mestrando Nicollas Ranieri e a escritora e acadêmica Mellize Detogni. A coluna apoiou integralmente o evento.
 
*Marco Túlio Oliveira Reis é advogado OAB/MG n.º 60.364 e jornalista Registro Profissional n.º 16.609/MG.

Publicidade

Anuncie