Previous
Next

Coluna Túlio Reis

Compartilhe este post

Marco Túlio Oliveira Reis
[email protected]
Jornalista MTE/MG n.º 16.609

Cidadãos de bens
Militares na mira da Polícia Federal. Ex-assessores diretos do gabinete da presidência da República, Coronel Marcelo da Costa Câmara e Tenente Coronel Mauro Cid serão ouvidos nesta semana, assim como o ex-presidente “Capitão” Bolsonaro sobre a apropriação de joias doadas pelo governo saudita à União. O conjunto de joias é avaliado em mais de R$ 17 milhões.

100 dias
Enfrentando índices de aprovação menores do que nas suas duas gestões anteriores, Lula (PT) chega aos 100 dias de governo sem entregas significativas para a população. “A esperança que venceu o medo” tem limite e discursos denunciando o desmonte do estado e das políticas públicas pelo governo de Bolsonaro, talvez não sejam suficientes para marcar esta significativa data.

Sem picanha
A picanha e a cervejinha anunciadas como “modelo de gestão” na campanha eleitoral do Lula, rapidamente foram transformadas em “analogia”, e a polarização com o ex-presidente Bolsonaro, tão exacerbada na campanha eleitoral, não cedeu lugar. O que fica evidente é que o Brasil pouco mudou. Talvez a forma que o mundo vê o país tenha modificado, ou a truculência explícita diminuído, todavia, a miséria, a falta de emprego e as dificuldades do povo brasileiro, força motriz do voto em Lula continuam inabaláveis!

Azeitando

No início do mês de março o ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro visitou as instalações da BSBIOS em Passo Fundo (RS). Nesta terça-feira a prefeita Elisa Araújo(SD) e o ex-prefeito Anderson Adauto (PCdoB) também estiveram na empresa que tem como carro chefe a produção de biodiesel. Fato é que negócios sustentáveis, que preservam o meio-ambiente e geram empregos estão na mira do governo Lula e Uberaba detém todas as condições para sediar um investimento com estas características.

Mulher na presidência
A desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta assumiu no dia de ontem, pela primeira vez em 150 anos de história, o comando do Poder Judiciário mineiro. Ainda que interinamente, por apenas uma semana, a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) estará em mãos femininas. Que esse marco histórico seja exemplo para as próximas gestões, e nos mais diversos órgãos de poder do país, uma vez que é uma demonstração de competência e empoderamento da mulher.

Direito do Servidor
O vereador Cabo Diego (PP) protocolizou no dia de ontem requerimento solicitando a prefeita Elisa Araújo (SD), que tome as providências devidas para devolver IMEDIATAMENTE aos servidores municipais das administrações direta e indireta, as vantagens do tempo de serviço obstadas por força da Lei Complementar 173/2020. O pedido, muito bem redigido, é fundamentado em parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que inclusive, foi adotado pelo Tribunal de Justiça Mineiro para seus servidores.

Semana Santa
A Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus de Uberaba realizou ontem, segunda-feira, a Procissão do Encontro. Evento tradicional da igreja Católica o Encontro Doloroso de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora da Dores, que saiu da Igreja do Santíssimo Sacramento aconteceu dentro da Igreja Matriz.

Via Sacra
Dando prosseguimento às comemorações da Semana Santa, será realizado hoje, a partir das 19h a Via Sacra, nos jardins da Catedral e posteriormente missa. As solenidades prosseguem com as tradicionais solenidades por toda a semana, Missa do Crisma, na quarta-feira às 19h, na quinta-feira às 19h Missa Solene da Santa Ceia e cerimônia de Lava-pés, com vigília Eucarística até às 24h.

Paixão e Páscoa
Na sexta-feira da Paixão a Catedral de Uberaba promoverá a Ação Litúrgica da Paixão e a Adoração do Santo Lenho da Cruz a partir das 15h e às 19h Procissão de Nosso Senhor Morto ao redor da igreja. No sábado às 19h Missa Solene e Benção do Fogo Novo. Encerrando as comemorações litúrgicas, no domingo com a Missa de Páscoa no dia 9 de abril, às 8h, 10h e 19h.

Lançamento
Professor Emérito da Faculdade de Educação da UFMG, Miguel Arroyo participa hoje, em Uberaba, do lançamento do livro “Vozes do Campo: autobiografias, sujeitos e identidades” como ação do projeto de extensão “A boniteza da interculturalidade nas histórias dos sujeitos do campo”. Evento acontece hoje, na UFTM, às 19 horas, no Auditório Safira, é aberto à comunidade e haverá a emissão de certificados aos participantes.

Confira outras notícias: