Previous
Next

Coluna Mozart Jr.

Compartilhe este post

Palavras
“O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos.”
Adam Smith


Rendeu

A semana começou quente nos meios políticos de Uberaba.
Primeiro tivemos a aprovação da LOA , Lei Orçamentária Anual, sem aprovação da de nenhuma emenda da oposição, fato que gerou intensos bate-bocas tanto em plenário, quanto nas rodas de conversa.

Com folga

A aprovação final se deu com os 12 votos da base aliada do executivo e com os sete votos contra dos vereadores que hoje são oposição.
O líder da prefeita, Almir Silva, acabou sendo atacado nas redes sociais como se fosse ele, o responsável pela não aceitação das emendas, na verdade, ele foi apenas o porta voz da posição do executivo e, os vetos se deram por votação da maioria que hoje compõe a base aliada, incluindo aí, o antes vereador de oposição, Celso Neto (foto), que depois se transformou em secretário de educação e agora retornou à CMU como vereador da base.


Revolta
Por falar em educação, aí surgiram os problemas que ate desviaram um pouco o foco da discussão da LOA, dado o tamanho da celeuma criada na pasta. A Folha Uberaba foi procurada por inúmeros professores que manifestaram sua revolta com as decisões tomadas.
Segundo as denúncias, houve uma conversa do então secretário e seus assessores com os professores, em que foi garantida a manutenção dos mesmos nas atuais lotações.
Porém, agora, passados dois meses do prazo para decidirem por novas lotações, foram surpreendidos ao chegarem às escolas e serem orientados a procurar o RH da prefeitura. Ainda assim, segundo os denunciantes, diretoras garantiram que isso seria só pró forma, e que seguiriam onde estão.


Sem escolha

No entanto, ao chegarem ao centro administrativo, foram informados que não era bem assim… Inclusive com pessoas da secretaria, “de forma ríspida”, dizendo que “foram enganados pelas diretoras e que são funcionários da PMU e portanto, vão para onde a PMU mandar”…


Pancada
O problema, relatam os professores, é que isso foi informado agora, no apagar das luzes, após as escolhas de lotação já terem sido feitas, e todos já terem planejado o próximo ano de acordo com o que estava sendo feito no fechamento deste.

Desabafos
No programa “De Frente pra Notícia” desta terça-feira,12, eu e Paulo Garcia, recebemos inúmeros áudios de professores, onde inclusive, chamam o secretário e assessor de “mentirosos” e os acusam de não terem sido claros com os profissionais.


Faltou clareza

Uma questão colocada é sobre quais os critérios para as mudanças? Tem professores com mais de 20 anos em escolas, com avaliação totalmente positiva e que foi informado que deve buscar outra lotação. Ai vem o questionamento: por que? Quem está indo para essas escolas? Qual o critério para essas mudanças em escolas cujos resultados eram extremamente positivos?


Em nome de quem?
Em grupo de WhatsApp, alguém em nome da secretaria, fala com mães de crianças com autismo, que questionou sobre a mudança de professoras de apoio para Cemeis, que isso não ocorreria, que o que estão fazendo é realocando alguns para “encaixar” aprovados no concurso.

Como assim?
Aqui são dois os problemas, primeiro, teve professora de apoio que foi informada de que seria transferida sim.
Segundo, como assim, pessoas com mais de 20 anos de serviços prestados tem que se virar para dar lugar para os que estão chegando? Simplesmente isso? Por que? Qual o critério? Se as coisas estivessem ruins nessas unidades escolares, estava correto, mas não, são unidades de excelência do município, então, com a palavra os envolvidos.


Vai dar ruim
A Folha Uberaba recebeu inúmeras mensagens de mães de crianças autistas relatando os problemas, JÁ, enfrentados com as crianças ao descobrirem que iriam trocar o profissional de apoio, já tem criança dizendo que não volta mais à escola. Especialistas advertem, essa mudança pode sim, afetar em muito o comportamento dessas crianças, elas demandam tempo para confiar em alguém. E as mães garantem, vai desaguar no Ministério Público essa questão.

Jogada de mestre as avessas
As vésperas de um ano eleitoral, onde a oposição tenta marcar presença fazendo todo e qualquer tipo de aliança por saber das dificuldades que terão, ai, a munição vem de dentro e de graça… Só resta dizer que, quem teve essa brilhante ideia, merece um prêmio…sqn

Encaminhados
Tanto os áudios, quanto as mensagens de texto foram encaminhados para a prefeitura, agora é aguardar os próximos capítulos.

Confira outras notícias: