Coluna Mozart Jr.













 

Palavras
"É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal."

Mario Sergio Cortella


Esclarecendo
Na coluna de ontem citei a fala da vereadora Denise em que ela se corrigiu, após citar o deputado Franco Cartafina como responsável por emenda para um dos castramoveis e relatamos uma emenda do então deputado Lerin, julho de 2018, como sendo a responsável pelo primeiro castramovel.
Pois bem, corrijo a informação, até por seguir preceito éticos, a emenda do deputado Lerin nunca foi paga e o prazo para o recurso caducou, portanto, o correto é que um dos castramoveis que teremos em Uberaba teve sim, participação do deputado Franco Cartafina.


Iraci

O entrevistado de hoje na rádio América FM, 99.5, foi o secretário de saúde Iraci Neto. Os números do Lira e a preocupação com os altos índices apresentados foram tratados de forma bem didática pelo secretário.


Fumacê
Mais uma vez o fumacê foi tema de muitos ouvintes e foram esclarecidos pontos importantes, a comprovada baixa eficácia da medida, a falta de insumos por parte do estado, que, poucos sabem, depende do Ministério da Saúde que é quem faz a compra dos insumos e distribui ao estado, tudo isso foi exposto de forma clara e precisa.


Saúde
Foi lembrado que na avaliação do governo Bolsonaro, o pior índice é da saúde. Realmente no Brasil não há um município onde a satisfação com a saúde pública tenha parâmetros para ser carro chefe do governo em um caso de pleito eleitoral.
 

Importante
O secretário informou em primeira mão que NÃO houve a confirmação oficial da dengue como causa da morte de uma jovem de 22 anos residente em Uberaba. Segundo Iraci, as primeiras informações vindas de Belo Horizonte, onde são feitos todos os exames de casos suspeitos, apontam para uma outra causa.


Complicações
O secretário falou das complicações impostas pelas próprias características da região, que potencializam a proliferação do mosquito. O secretário voltou a chamar atenção para a importância da participação da população, não só na questão da limpeza de seus quintais, como na denúncia de terrenos vizinhos que sejam potenciais criadouros. Vários ouvintes participaram e concordaram com a fala do secretário.


Lei
O secretário também em primeiríssima mão, revelou que após reunião com o MP foi traçado um plano de ação em que medidas judiciais serão adotadas contra responsáveis por imóveis onde hajam possíveis criadouros e entre as medidas, prazo para sanar o problema sob pena de multa e a limpeza será feita pela prefeitura com os garis por conta do proprietário.


Residencial Rio de Janeiro
Inquirido por líder comunitária do Residencial Rio de Janeiro sobre a UBS do bairro, o secretário disse que as obras estão adiantadas, porém as chuvas atrapalham o cronograma. Iraci garantiu que a obra será entregue e com uma farmácia popular também.


Upa animal
Iraci falou sobre a Upa animal, já abordada pela vereadora Denise, o secretário contou do seu entusiasmo com o projeto e falou sobre detalhes interessantes; como o petshop solidário, onde as pessoas poderão colaborar com doações para as pessoas com menor poder aquisitivo que adotam animais.


Novas tecnologias
O secretário falou sobre tecnologia apresentada ontem por empresa da iniciativa privada para o combate à dengue, disse que o caso será estudado pela equipe e caso se tenha comprovação de eficácia, poderá ser uma alternativa a mais.


Tempo integral
O professor Edgard, antenadíssimo com as questões políticas envolvendo a educação, fez um comentário muito pertinente sobre o que ele chamou de "golpe" do governo Zema.


Jogando pra torcida
Todo mundo sabe da celeuma criada ano passado quando o governo Zema falou em acabar com o tempo integral, pois bem, agora é divulgado o retorno, porém com metas inalcançáveis, ou seja: joga a bomba na mão dos gestores das escolas e depois atribui a eles o fracasso...


Isso é só o fim
Nos bastidores é dada como questão de tempo o rompimento do governador Romeu Zema com o partido Novo. As diferenças entre Zema e Amoedo, que já se anunciavam no segundo turno da campanha, quando Zema declarou apoio a Bolsonaro, parece ter chegado a níveis insuportáveis.


Polícia
Como não poderia deixar de ser, caso de assessor parlamentar ligado a deputado uberabense que foi preso por porte ilegal de arma de fogo, tomou conta dos grupos de Whatsapp e nos grupos rivais  a atual administração a coisa tomou proporções gigantescas...


Cui bono?
O anúncio do ex-deputado Tony Carlos como pré-candidato a prefeito foi só mais um dos muitos que devem vir por aí. Muita água, viva, vai passar embaixo dessa ponte até outubro...


Bíblia e política
Na bíblia cristã há uma passagem em que Jesus Cristo ao ser acusado de ser enviado do Diabo, pergunta como pode um exército vencer se enfrentar a si mesmo... Como alguns heróis da internet irão explicar se amanhã aparecerem ligados a partidos da base daquilo que eles tanto amaldiçoam?...

Publicidade

Anuncie