Coluna Mozart Jr.

Palavras
“Prefiro o anonimato do senso do que a fama do ridículo.
Sucesso e fama são coisas diferentes.”
agni shakti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presidente


O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Marão, foi o convidado do programa Conexão Uberaba desta sexta feira. O programa, comando por Paulo Garcia e esse colunista, vai ao ar de segunda a sexta-feira das 12 às 14 horas pela rádio América FM, 99.5 e a live está disponível aqui na Folha Uberaba.

 

Devolução
Como não podia deixar de ser, o carro chefe do programa, foi a devolução de parte do duodécimo feita por Ismar ao executivo. A devolução de 1.300 milhão foi alvo de muitos elogios, porém, como não podia deixar de ser de críticas também. O recurso que já está na conta da prefeitura será usado para a saúde, atendendo solicitação do próprio presidente. Marão, como é característica dele, não se furtou a nenhum assunto e falou sobre as críticas; para ele, aquelas que partem de pessoas que não tem esclarecimento e não entendem como funciona o sistema, ele tem todo o prazer em esclarecer e mostrar, por exemplo, que ele não podia fazer isso anteriormente, se não era presidente da casa.

 

Mal-intencionados
Quanto às pessoas que sabem e estão ou pretendem estar envolvidas no jogo político, Marão disse que parou de responder, pois há ai, muito de má intenção e oportunismo. Para ele, as pessoas mais esclarecidas têm a clara percepção do jogo feito por esses indivíduos, muitos inclusive, são pré-candidatos a vereador...

 

Executivo
Apesar de deixar claro que não tem a mínima possibilidade de ser candidato ao executivo, Marão não se furtou a falar sobre sua percepção do quadro. De forma surpreendente, o presidente falou que o secretário de Saúde, Iraci Neto, a princípio é o nome da vez no partido, mas tudo vai depender de como as coisas andarão e como irão convergir lá na frente, no momento de decisão.

 

Capital político
O presidente falou também sobre os pré-candidatos que acreditam que as redes sociais terão o mesmo peso na eleição para vereador que tiveram na presidencial. Para ele, tem muita gente confundindo as coisas e enganada com a percepção de que as redes sociais serão mais importantes do que o trabalho corpo a corpo que muita gente vem fazendo já há muito tempo. Fazendo coro a uma coisa que sempre digo sobre o momento de a eleição ser de colheita e não de plantio tardio como alguns tem feito crer.

 

Renovação
Outro ponto a que o presidente mais uma vez, não fugiu da raia, foi sobre a renovação, para ele a ideia de que haverá uma renovação em massa na CMU é ilusão. Ele também lembrou que tem muito ex-vereador que voltará ao páreo e esses, queiram ou não, tem seu capital político e não estavam mortos nos últimos três anos...

 

Batalha
Marão concordou que a disputa para CMU será uma batalha das mais sangrentas já vistas em Uberaba, o número recorde de candidatos, o estilo adotado por alguns que escolheram adotar o jeito Janones de fazer politica, vai fazer o “circo pegar fogo”.

 

Se armando
Vários partidos já se articulam em busca da formação de suas chapas para a vereança e muita gente já conhecida na política uberabense está envolvida nesse projeto. O deputado Franco Cartafina por exemplo, segundo as informações, vem trabalhando para criar uma chapa forte e antenada para o PP, pessoas ligadas a comunicação e principalmente às redes sociais, já estariam assinadas com o partido. Tanto que alguns até moderaram o discurso, estilo aliás, sempre adotado pelo deputado, do comedimento em suas ações e falas...

 

Guerra interna
Questionei o presidente sobre as informações de bastidores que dão conta que no grupo da situação há uma verdadeira guerra de egos. Mais uma vez, Marão surpreendeu e disse que isso procede sim e é natural, para ele, as coisas só serão definidas mesmo lá para Março, quando as pesquisas darão um norte e mostrarão quem pode ter mais chances de brigar pela prefeitura. Mas, mesmo após essa situação, ainda poderá haver aqueles que discordarão e insistirão em levar a candidatura a frente, aí vai ser a hora de saber se esses conseguirão formar um grupo e se terão mesmo força para levar até o fim. Concordando comigo, Marão também acredita em pulverização na disputa para a prefeitura e isso pode ser um fator determinante...

 

Promessa
Matéria do site G1 traz um raio X sobre as promessas de campanha dos atuais governadores. Em um estudo muito bem elaborado foram analisadas as principais promessas e apresentados os resultados alcançados.

 

Zema
No caso do governador Romeu Zema, foram analisadas 14 promessas e o resultado não foi lá essas coisas. Das 14, apenas uma foi inteiramente cumprida. O site elenca fatores que dificultaram o cumprimento do prometido. Vale lembrar que no programa de hoje, falamos sobre isso também, e uma das questões colocadas foi que, a prática é muito diferente da teoria e o governador Romeu Zema está sentindo na pele. De 14 promessas analisadas, apenas uma foi cumprida na integra, três foram cumpridas em parte e nove não foram cumpridas, além de uma que não pode ser avaliada. Entre as não cumpridas, está aquela de só receber salário após os servidores pararem de ter seus vencimentos parcelados... tudo bem que o governador está doando o salário para instituições, porém, a Assembleia criou mecanismos para que ele abrisse mão dos recebimentos e ele recusou.

 

Diversas áreas
A lista de promessas não cumpridas tem áreas como educação, saúde, e nessa área por exemplo, a maioria das promessas não cumpridas se dá por questões de lentidão nas tomadas de decisão e na elaboração de projetos tão falados durante a campanha.

 

Celebridade
Uma situação lamentável chegou ao conhecimento da coluna, segundo as informações, professores de escola local, estariam sendo intimidados por pré-candidato a vereador que usa e abusa das redes sociais para fazer estardalhaço. Segundo as informações, o rapaz que tem se destacado pelo envolvimento em confusões, teria ameaçado professores por questões de notas baixas de seu filho e a própria criança, tem usado o argumento de que seu pai é “celebridade das redes sócias” e que se ele for contrariado, o pai “detona”... Torço muito para que isso seja apenas mais um boato que cerca a agitada vida política de Uberaba...

 

Tapa


Alguns pontos aprovados na lei sancionada nesta sexta-feira, a do Abuso de Autoridade, soam como um tapa na cara de uma sociedade que clama por mais justiça, que elegeu um presidente que tinha um discurso contra a bandidagem, que espera ansiosa o dia em que as vítimas terão mais direitos que os algozes. Essa é a minha humilde opinião, apena isso.

Publicidade

Anuncie