Previous
Next

Coluna Mozart Jr.

Compartilhe este post

Palavras
“A política é a condução dos negócios públicos para proveito dos particulares.”
Ambrose Bierce


Findando

O ano de 2021 vai chegando ao fim, quando se faz um balanço, percebemos que foi um ano difícil e poder estar aqui falando dessas dificuldades é uma vitória.


Pandemia
Hoje conversei com algumas pessoas que, consideram que este ano algumas questões relacionadas à política ou aos nossos políticos foram escancaradas.

Descrédito
A aprovação do “Fundão” para bancar as campanhas do ano que vem, foi a cereja do bolo, um bolo bem indigesto.


Mundo a parte
Para o cidadão brasileiro fica cada vez mais claro que o mundo dos políticos é um mundo a parte, enquanto cá na vida real, o cidadão comum tem que matar um leão por dia para sobreviver em meio a uma recessão que até pode ter título de técnica, mas tem repercussões bem reais no dia a dia.


Balanços
Esse período é aquele em que muitos políticos fazem balanços e apresentam gráficos com lindos resultados, mas isso já não ilude ninguém. O eleitor hoje não aceita qualquer “estória” tão facilmente.


Por aqui
Aqui na Zebulândia também não é diferente, em meio aos discursos bem ensaiados, as palavras bem elaboradas, o uberabense está de olho é nas entrelinhas…


Guerra
Há poucos dias foi travada uma verdadeira guerra entre membros do legislativo por conta desses balanços, com direito a troca de “carinhos” entre vereadores…


Segue
Por aqui seguem alguns fazendo o jogo de cena que esteve na moda há algum tempo, mas que já dá mostras de desbotamento. Não adianta discurso inflamado e ação que o contraria e não se iludam, as pessoas estão de olho.


Infelicidade

Falando na CMU, ao longo desse primeiro ano da atual legislatura, várias atitudes tomadas por vereadores foram classificadas como infelizes. Tentativa de fazer descer goela abaixo projetos inconstitucionais, confusão com a função de vereador em assuntos ideológicos… entre outras.


Exércitos
Outra coisa que todo mundo já percebeu é que, alguns vereadores usam assessores para curtir, compartilhar em grupos de whatsapp e comentar positivamente todas suas publicações das redes sociais, alguns chegam a transmitir uma certa confusão,  são assessores ou funcionários agindo como tal?
E é claro, não faltam os puxa sacos profissionais também né.


Muito Infeliz
Por falar nisso, pode alguém ser muito infeliz em um momento de extrema felicidade? A resposta quando o assunto é relacionado à política é: sim. Quem não se lembra do famigerado vídeo de um assessor em um momento de comemoração da vitória na eleição última, que viralizou e causou tanto desgaste?


Pois é, pois é…
Agora um vereador em um momento de alegria, mete os pés pelas mãos…
Vídeo na pagina do vereador Cabo Diego Fabiano acabou se virando contra o próprio.
No vídeo ele faz uma paródia de um meme em que se fala que sexta-feira, meio dia, quem fez, fez, quem não fez não faz mais…
O problema é que ele fez isso trocando a sexta-feira por terça-feira… E isso para muita gente foi um prato cheio.


Desagradou
Conversando com populares que viram o vídeo, a resposta foi unânime: “não gostei”.
O pessoal comentou o fato de a maioria dos trabalhadores estar ralando normalmente essa semana e lembrou também que nem todo mundo tem férias ou recesso duas vezes por ano como os nobres edis…
Realmente, o menos é mais é, um ótimo estilo para quem tem vida pública. O vereador tentou esclarecer respondendo as críticas e dizendo que se trata de uma semana com a família, mas o barulho já estaca feito né.

O que vem por aí
O ano que se aproxima traz a esperança de mais tranquilidade em relação à pandemia, porém, os últimos números em Uberaba pedem atenção, principalmente porque teremos muitas aglomerações agora nas comemorações de passagem de ano.


Escudo
Por outro lado, o arrefecimento da pandemia, significará a quebra de um escudo que esteve a frente da secretaria de saúde no período e aí… aqueles velhos problemas, agravados por um ano eleitoral, onde macas servirão de palanques para muitos, serão escancarados e colocarão a secretaria no olho do furacão, e aguardar pra ver.


Candidatos
E mais uma vez Uberaba pode vir a ser a grande derrotada na eleição de 2022. Derrotada pelo ego e a vaidade de um monte de gente, que sabe que não tem chance, mas vai insistir fazer os votos se pulverizarem e no final, a representatividade do município pode ser a grande perdedora.


Partidos
Outro ponto que deve ser acelerado é a busca de alguns pré-candidatos por partidos que precisam de um número pequeno de votos na busca de conseguir uma vaga. Para essa turma, partido não passa de um monte de letrinhas, não existe nada de ideologia ali.


MDB
A grande expectativa nesse sentido é em relação ao MDB, que rachou todo mundo sabe, mas as posturas de alguns vereadores em apoiar candidatos de fora e não outros partidos serão engolidas? E a rebeldia do vereador Marcos Jammal por exemplo, que falou em alto e bom som que no partido só respeita o ex-prefeito Paulo Piau e ainda achincalhou o presidente do partido a época da eleição municipal, chamando-o de incompetente.


Bonzinho
Zema usou suas redes sociais para contar ais mineiros que ELE está preocupado com a situação do povão e por isso congelou o valor do IPVA…
Do esqueceu de contar que recorreu contra essa decisão da assembleia em todas as instâncias até ser derrotado e quere posar de bom moço… aprendeu rápido.

Confira outras notícias: