Codau inicia desinfecção nos pontos de maior aglomeração

Iniciativa é pioneira no Estado e tem como objetivo auxiliar no combate ao Coronavírus

Conforme repassado à Folha Uberaba, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) iniciou nesta terça-feira (24) a aplicação de uma solução de desinfecção para o combate ao Coronavírus nos principais pontos de aglomeração de pessoas em Uberaba. 

O caminhão-pipa da Companhia vai percorrer os terminais de ônibus, as estações do BRT, o calçadão central da rua Arthur Machado, o Hospital Regional, o Mercado Municipal, CAISM, as Unidades de Pronto-Atendimento, entre outros pontos. O caminhão, que tem capacidade para 15 mil litros de água, estará nas ruas diariamente. Nesta terça, o itinerário começou nos Terminais Leste e Oeste e as estações do BRT da avenida Leopoldino de Oliveira, artéria principal da cidade, além do calçadão, e ainda o Hospital Regional.

“Esta é uma ação primordial neste momento para auxiliar no combate ao Coronavírus. Somos pioneiros neste trabalho aqui no Estado. A Codau está toda mobilizada para diminuir os riscos do contágio do Coronavírus e nossa força-tarefa está empenhada. Nossos caminhões estão nas ruas com esta solução de desinfecção das áreas que tem maior concentração de pessoas circulando. Esta é uma das contribuições da Codau, na medida do possível, para minimizar os riscos de contágio. De outra parte estamos com equipes de operação nas ruas e atendimento telefônico ao público, através do 115 para dar suporte à cidade e fazer com que o abastecimento seja garantido plenamente neste momento de crise.”, explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. 

Conforme repassado à Folha Uberaba, a solução de desinfecção, formada pela mistura de hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio, deve ter concentração de 0,1%. Como a Codau possui os produtos na concentração de 0,65%, os componentes estão sendo diluídos em água. Esta mistura cria uma solução oxidante, ideal para a desinfecção das ruas.

A infectologista Danielle Borges Maciel explica que é muito importante esta ação de desinfecção dos locais de uso comum para que seja realmente eliminado o vírus. “Esta ação tem o mesmo efeito do álcool 70% e é muito importante, principalmente nos locais de alta concentração e trânsito de pessoas”, completa.

Publicidade

Anuncie