Base comunitária na cidade de Uberaba

A cidade de Uberaba conta com 12 bases comunitárias, unidades tipo Van e 24 (vinte e quatro) motocicletas, sendo implementado na cidade em 25 de setembro de 2018. Apesar das BSC serem fixas, em locais pré-determinados, existe a mobilidade das motocicletas, que fazem o patrulhamento no entorno. Portanto, a definição de instalação das BSC seguiu critérios técnicos de circulação de grande circulação de pessoas, ponto sensível da cidade, equidistância entre elas, entre outros fatores, de forma a criar uma teia protetora na cidade de Uberaba, com ponto fixo de conhecimento do cidadão de bem e, com as motocicletas executando o patrulhamento preventivo, aumentando o raio de atuação.

Destaca-se o caráter eminentemente preventivo desse serviço das Bases de Segurança Comunitário, aumentando a presença física da polícia militar nas ruas e, sendo ponto de referência para o cidadão, dentro de uma visão de polícia de proximidade, de polícia comunitária, com atribuições territoriais específicas, buscando que a sociedade conheça o policial que atende ao seu bairro.

 Destaca-se que todas as bases estão munidas de tecnologia de ponta, com câmeras internas e externas, rádio digital, notebooks e outros itens, objetivando registrar ocorrências de pronto naquele local, interagir com a comunidade para analisar de pronto as carências de segurança da referida comunidade, montagem de redes de vizinhos protegidos, rede de comerciantes protegidos, entre outros, que são outros serviços que a PMMG dispõ para a sociedade mineira.

O Cel Peres sugere que os moradores que identifiquem a BSC que atende sua região, que faça uma visita aos policiais militares que lá trabalham, que levem a eles suas necessidades no campo da segurança pública, que solicitem a criação das redes de proteção, pois a Polícia Militar é patrimônio do povo mineiro e trabalha em prol da sociedade mineira.

O Comandante da 5ª RPM afirmou ainda que esse relacionamento estreito entre os policiais militares das BSCs e a comunidade é muito importante para a prevenção e redução criminal.

Sendo que a implantação das Bases de Segurança Comunitária contribuiu para a redução criminalidade, mas também os demais serviços disponibilizados diuturnamente pela Polícia Militar, através do maciço empenho de cada policial militar, bem como a integração com os demais órgãos do sistema de defesa social.

Para finalizar, o Coronel Peres conclama a população de Uberaba a utilizar o telefone 181 (Disque-Denúncia) para auxiliar os órgãos de segurança na identificação de crimes e criminosos que atuam em nossa região, destacando-se que o sigilo é absoluto.

Publicidade