Barreiras sanitárias são montadas nesta quinta-feira em Uberaba

Equipe multissetorial da Prefeitura de Uberaba iniciou nesta quinta-feira (26) a montagem das barreiras sanitárias em locais estratégicos no perímetro do município. As barreiras foram instituídas no decreto municipal 5372 e são regulamentadas por Portaria a ser publicada no Porta-Voz desta quinta-feira (hoje, 26). Conforme repassado à Folha Uberaba, o grupo de trabalho é formado por profissionais da Secretaria de Saúde (SMS), com apoio da Guarda Municipal e agentes de trânsito, ligados à Secretaria de Defesa Social (SDS), como medida de prevenção e combate à disseminação do Coronavírus - Covid-19 em Uberaba.

Segundo o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, a criação da barreira sanitária é de extrema importância e será efetuada em estágios. O primeiro é o estágio pedagógico, com cunho educativo e informativo, orientando o cidadão que chega a Uberaba. Iraci destaca que as informações a serem colhidas com essas pessoas serão importantes para o direcionamento dos trabalhos. “Vamos iniciar com amostragem, com os agentes de trânsito e guardas municipais disciplinando o trabalho de ordenamento dos veículos, e os agentes pedagógicos para orientar e explicar sobre o Coronavírus, bem como os agentes sanitários e de saúde nos procedimentos relacionados ao plano de contingenciamento do Coronavírus na orientação, prevenção e triagem”, explica o secretário de Saúde.

Conforme repassado à Folha Uberaba, nas abordagens, as pessoas que ingressarem o Município ou passarem pelas barreiras responderão a um questionário e passarão pela aferição de temperatura corporal. Dependendo da gravidade dos sintomas e da situação, essas pessoas serão encaminhadas para o equipamento de saúde adequado. Pessoas com sintomas serão notificadas e assinarão Termo de Responsabilidade de Isolamento Domiciliar. O descumprimento da Portaria sujeita ao enquadramento no crime de propagação de doença contagiosa, previsto no Código Penal Brasileiro (CPB) em seu artigo 268, bem como no crime de desobediência previsto no artigo 330 do mesmo regramento.

O secretário de Defesa Social, jornalista Wellington Cardoso Ramos, enfatizou que a Secretaria de Defesa Social está oferecendo todo o suporte à Secretaria de Saúde. Ele enfatiza que todos os órgãos da Prefeitura de Uberaba estão trabalhando em rede, de forma integrada, para garantir a segurança dos uberabenses. “A integração está aflorada, porque a cidade precisa de todos os setores da Prefeitura nesse momento. Aquele servidor que não é visível, que está atrás do computador, no almoxarifado, também é extremamente útil nesse momento, porque são eles que oferecem o suporte para quem está na rua, mas é preciso também que todos façam a sua parte e que a população respeite as regras do decreto”, ressalta.

Publicidade

Anuncie