5ª RPM REALIZA INCINERAÇÃO DE BANDEIRAS

A Quinta Região da Polícia Militar realizou na manhã, desta quinta-feira, dia 19, em frente ao 4ª BPM, a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis, em comemoração ao Dia Da Bandeira.

No dia 19 de novembro comemora-se o aniversário de adoção da Bandeira Nacional como símbolo da Pátria. Projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro daquele ano, quatro dias após a Proclamação da República, trazendo em seu cerne os ideais republicanos sintetizados no lema “Ordem e Progresso”.

Conforme o artigo 32 da Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, “as bandeiras em mau estado de conservação deverão ser entregues a qualquer unidade militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar”.

Em dias de festa ou luto nacional, a bandeira é obrigatoriamente hasteada em repartições públicas, escolas e sindicatos. Durante o ano letivo fica obrigatório seu hasteamento solene em escolas públicas e particulares, pelo menos uma vez por semana. No entanto, no dia 19 de novembro o hasteamento e arriamento ocorrem às 12h e 18h, respectivamente, com solenidades especiais. A Polícia Militar de Minas Gerais realizou as atividades inerentes ao dia da Bandeira Nacional, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo.

 

Publicidade

Anuncie