Previous
Next

5ª RPM REALIZA INCINERAÇÃO DE BANDEIRAS

Compartilhe este post

A Quinta Região da Polícia Militar realizou na manhã de ontem (19-11), em frente ao 4ª BPM, a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis, em comemoração ao Dia Da Bandeira.
Policiais Militares prestaram culto à Bandeira Nacional com uma cerimônia na porta do 4º BPM, seguindo a tradição, foi incinerada. O evento foi presidido pelo Comandante da 5ª RPM, Coronel Juliano Fabio Lemos Dias, com as presenças dos oficiais, Ten Cel Ismael Campos Junior, comandante do 4º BPM, Ten Cel Michel Leandro Abrão, comandante do 67ª BPM, Major Cipriano, Major Padilha, Major Menezes, Capitão Alaor.

No dia 19 de novembro comemora-se o aniversário de adoção da Bandeira Nacional como símbolo da Pátria. Projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Villares. A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro daquele ano, quatro dias após a Proclamação da República, trazendo em seu cerne os ideais republicanos sintetizados no lema “Ordem e Progresso”.
Conforme o artigo 32 da Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, “as bandeiras em mau estado de conservação deverão ser entregues a qualquer unidade militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar”.

Em dias de festa ou luto nacional, a bandeira é obrigatoriamente hasteada em repartições públicas, escolas e sindicatos. Durante o ano letivo fica obrigatório seu hasteamento solene em escolas públicas e particulares, pelo menos uma vez por semana. No entanto, no dia 19 de novembro o hasteamento e arreamento ocorrem às 12h e 18h, respectivamente, com solenidades especiais. A Polícia Militar de Minas Gerais realizou as atividades inerentes ao dia da Bandeira Nacional, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo.

Confira outras notícias: