Na tarde desta quinta-feira (24), representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estiveram em Uberaba para uma visita técnica com o objetivo de avaliar a cidade como possível sede de um Centro de Referência Paralímpico Nacional. A ação foi articulada pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e pela Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu).
Os Centros de Referência integram o Plano Estratégico do CPB e têm como missão ampliar o acesso ao paradesporto no país, utilizando estruturas esportivas já existentes em diferentes regiões. As cidades escolhidas passam a contar com apoio em recursos humanos e materiais, além de capacitação constante para os profissionais locais que atuam no paradesporto.
O representante do CPB, Felipe Bari, visitou as estruturas da Adefu, do Instituto de Cegos do Brasil Central, das piscinas da Feti e da Arena Funel, onde são desenvolvidas atividades com mais de 100 pessoas com deficiência, em modalidades como natação, bocha, atletismo, basquete em cadeira de rodas e goalball. Ele também conheceu o panorama das ações desenvolvidas no município, que vão desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, além de iniciativas voltadas à inclusão, qualidade de vida e socialização por meio do paradesporto.
A presidente da Adefu, Ercileide Laurinda, acompanhou toda a visita técnica e destacou o trabalho conjunto com o poder público. A Prefeitura de Uberaba, por meio da Funel, da Secretaria de Educação (Semed) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), é parceira da Adefu, oferecendo apoio logístico para o transporte dos atletas, disponibilizando profissionais que atuam diretamente nas ações esportivas e educativas da instituição, além de contribuir com a manutenção da infraestrutura da associação.
Ao final da reunião, o presidente da Funel, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, reafirmou o compromisso do município. “Colocamos à disposição do CPB toda a estrutura e equipe técnica da Funel, além das parcerias já consolidadas com instituições como a Adefu, que é referência pelo trabalho sério e comprometido com a pessoa com deficiência”, ressaltou.
Encerrando a visita, Felipe Bari elogiou as estruturas e o trabalho desenvolvido em Uberaba. “A organização, o envolvimento e os espaços visitados mostram o potencial da cidade. Uberaba tem plenas condições de se tornar um Centro de Referência Paralímpico Nacional”, afirmou o representante. A expectativa agora é pelo parecer do Comitê Paralímpico Brasileiro, que poderá colocar Uberaba em posição de destaque no cenário nacional do esporte paralímpico.