Trezena de Santo Antônio começa hoje

Trezena acontece dos dias 1º a 13 de junho, no Asilo Santo Antônio, às 19h e aos finais de semana às 16h. Além da parte religiosa a parte social promete animar a festa

Começa hoje, 1º de junho, a Trezena de Santo Antônio, na  Capela do Asilo Santo Antônio, que fica na praça Tomas Ulhôa – praça do UTC –, 210, Abadia. A trezena está sendo organizada pela diretoria do asilo e pelos missionários Estigmatinos e acontece às 19h nos dias de semana e às 16h aos sábados e domingos.

Nesta sexta-feira, primeiro dia da Trezena, a celebração eucarística será a cargo do padre Ronam Belo Júnior, às 19h. No sábado e domingo a missa acontece às 16h, a cargo do padre Idelfonso Braz dos Santos e padre Divino Pereira Caixeta, respectivamente.

De segunda a sexta as celebrações serão às 19h. No dia 4 a missa será celebrada pelo padre Aloísio José Nunes Azevedo Jr, no dia 5 pelo padre André Camargos Araújo. Frei Helton Barbosa Damiani será o presidente da celebração dia 6, enquanto no dia 7 será a vez do padre Manoel Messias da Silva e na sexta, 8, pelo frei José Ricardo Terêncio.

Nos dias 9 e 10, sábado e domingo as missas voltam a serem celebradas às 16h, pelos padres Ruy Félix Carmo Primo e José Edilson da Silva, respectivamente. No dia 11 a missa será a cargo do padre Saulo Emídio Pinheiro Moraes e dia 12 pelo padre Fábio Meira dos Santos.

Já no dia 13, dia de Santo Antônio, as portas do asilo estarão abertas para aqueles que quiserem pagar suas promessas ou fazer pedidos ao santo. Serão celebradas duas missas, a primeira às 9h, presidida pelo padre Idelfonso Braz dos Santos, enquanto a segunda será às 19h a cargo do padre Fabiano Silva dos Santos. Durante todo o dia 13 também acontece o já tradicional Bazar do Fuxico, das 9h às 17h, com trabalhos artesanais feitos pelas voluntárias do asilo.

Além da parte religiosa, todos os dias da trezena a parte social oferece caldos e canjica. No dia 7 será realizada a Noite do Pastel e Bingo e no dia 8, após a missa a parte social oferece caldo, galinhada e bingo.

O Dia de Santo Antônio é comemorado a 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231. O santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano e foi um grande estudioso e pregador. Mais tarde entrou para a Ordem de São Francisco de Assis (Franciscana), em 1220.

Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família influente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

Também desenvolveu um grande amor pela figura do Menino Jesus e teria recebido visões Dele enquanto estava em oração. Por isso, o santo é representado carregando- o nos braços, junto a um ramo de lírios, símbolo da castidade. A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

Santo Antônio é um dos mais populares do Brasil e, com fama de "casamenteiro", ele tem uma legião de devotas. Nem só de casamentos é feita a agenda de Santo Antônio. Ele também é o padroeiro dos humildes, já que distribuía alimentos a quem passava fome. Daí surgiu o "pão dos pobres", também chamado de "pãozinho de Santo Antônio". Muitas pessoas têm o costume de colocar o pão dentro de potes de farinha ou na despensa, para que nunca falte comida em casa. Também é protetor das pessoas desempregadas e muitas pessoas recorrem a ele para conseguir um emprego.

Participem da Trezena em Louvor a Santo Antônio, de 1º a 13 de junho, no Asilo Santo Antônio, que fica na praça Tomaz Ulhôa, 210, bairro Abadia. Vale lembrar que durante a trezena é realizada a campanha do óleo.

Publicidade

Anuncie