SMS promove capacitação de enfermeiros da rede sobre tuberculose

Secretaria de Saúde de Uberaba, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza capacitação em tuberculose para enfermeiros da Atenção Básica da rede pública municipal de Uberaba. As capacitações ocorrerão nos dias 07 e 08 de novembro para a Turma A, enquanto a Turma B será nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Educação em Saúde da SMS das 08h às 12h. O objetivo é capacitar os enfermeiros para a descoberta de casos da doença na comunidade bem como normatizar os procedimentos e fluxos utilizados pelo serviço para atendimento e acompanhamento doas pessoas em tratamento.

Serão duas turmas com 36 vagas cada, compreendendo os profissionais das equipes de saúde da família (ESF), Rede, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Regional, Programa Melhor em Casa, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS e CAPS AD), Unidades Regionais de Saúde (URS), Consultório na Rua e Residências Terapêuticas, nas ações de controle da tuberculose em Uberaba.

A capacitação será ofertada em dois momentos: o primeiro abordará a busca ativa de casos na comunidade e nos serviços de saúde e no segundo serão abordados a forma de tratamento para os casos diagnosticados. “A busca ativa é quando o agente comunitário de saúde está visitando a comunidade e identifica que a pessoa está com algum sintoma suspeito. Então é feita a orientação para aquele cidadão busque a unidade de saúde mais próxima para que seja feito o exame e realizado o diagnóstico”, explica Robert Boaventura, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Publicidade