Sindicato emite nota – Sobre ação de emergência nível 1 em Tapira e Catalão

O Stiquifar – Sindicatos dos Químicos e Farmacêuticos de Uberaba e Região informa que a Mosaic Fertilizantes acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) no nível 1 para as barragens BL1 e BR, em Tapira, próximo a Araxá e Catalão/GO.

A ação emergencial ocorreu devido a falta de confirmação da estabilidade da barragem após análises geotécnicas que confirmam instabilidade e não se adequam as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicadas em 19 fevereiro.

Lamentavelmente, o Stiquifar também informa que com a paralização das atividades de Tapita/MG e Catalão/GO, os trabalhadores da Mosaic de Uberaba podem ser prejudicados pois a rocha fosfática, matéria prima essencial para produção de fosfatados não chegará a Mosaic de Uberaba. Nossa expectativa é que a Mosaic em suas estratégias de negócio, busque solução para aquisição de matéria prima pois o estoque existente será apenas para aproximadamente dois meses de produção.

O Sindicato através dessa nota, alerta aos políticos eleitos da região de MG e GO que tomem conhecimento e providências a respeitos do assunto, pois a produção pode parar e haverá grandes percas para todos os seguimentos, até de arrecadação para o município. Pedimos também a imprensa local que divulguem essa informação para que juntos consigamos soluções para problemas que afetam de forma negativa a coletividade.

 

Publicidade