Saúde realiza passeata no dia 18 em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Atividades de socialização serão realizadas durante a semana, com direito a café da manhã e apresentação teatral

Dia Nacional de Luta Antimanicomial é celebrado com atividades coletivas e de socialização para usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Uberaba. Programação culmina com a tradicional passeata de usuários, trabalhadores, familiares e militantes da Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, no dia 18 de maio.

De acordo com o diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, cada Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também terá atividades internas, preparando os usuários para as atividades coletivas dos dias 16, 17 e 18. “Estamos trabalhando a importância da data, do acesso aos direitos e no cuidado para além da internação”, explica Sérgio.

A passeata terá concentração a partir das 08h e saída às 09h da porta do CAPS Maria Boneca, seguindo pelo trajeto: Praça Tomaz Ulhoa, Rua Madre Maria José, Praça Manoel Terra, Rua Governador Valadares, Rua Arthur Machado até a Praça Rui Barbosa. Carros de som, baterias de universidades, parceiros e voluntários também estarão presentes, acompanhando a movimentação.

Além da passeata, haverá um café da manhã e boate no dia 16, no Jockey Centro, como momento de descontração e socialização para os usuários dos quatro CAPS - Dr. Inácio Ferreira, Maria Boneca, Infantil (CRIA) e AD III – e para a população em geral. Já no dia 17, será promovida uma Tarde Artística, no UTC, com apresentação de peça teatral produzida pelos usuários do CAPS Dr. Inácio Ferreira, às 14h.

“Uberaba trabalha para ser referência em saúde mental no Brasil. E para isso, precisamos fortalecer nossa rede e ampliar a forma de cuidar, o que já estamos trabalhando com o reordenamento da Atenção Psicossocial, através da redistribuição dos psicólogos nas UBSs, recomposição dos Núcleos de Atendimento Ambulatorial com a contratação imediata de três psiquiatras, que estão tomando posse nesta terça-feira, dia 08, e fortalecimento das ações de Matriciamento”, destaca o diretor da Atenção Psicossocial.

Publicidade