Saúde capacita Agentes de Endemias

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do departamento de Controle de Zoonoses e Endemias promove nesta semana um treinamento para capacitação dos agentes que atuam nas ruas de Uberaba. O mini curso começou na segunda-feira (25) e termina no próximo sábado (30) e está sendo ministrado nas dependências da Faculdade de Zootecnica e Agronomia de Uberaba.

Segundo a chefe do departamento, Lara Rocha Batista, nesse período o trabalho dos agentes de endemias nas ruas ficará suspenso, para que todos os profissionais passem pela capacitação. “Nós pensamos na realização desse curso, principalmente, porque tivemos um processo seletivo no passado onde foram contratados 54 novos agentes. Então, o objetivo é capacitar os novatos e oferecer uma reciclagem para os 160 funcionários antigos”, explicou.

Lara ressalta ainda que o treinamento visa um nivelamento na atuação dos agentes de endemias e um trabalho homogêneo, resultando na maior qualidade do serviço prestado à sociedade, principalmente, no controle do Aedes Aegytpi.

A capacitação é composta de uma parte teórica, em sala de aula, e outra prática com o chamado serviço de campo, quando são repassadas técnicas utilizadas nas visitas de inspeção das residências e de abordagem aos moradores, além de orientação a esses moradores sobre como evitar focos do mosquito, quando não houver a presença do agente.

“O curso de capacitação é de grande importância tanto para os servidores quanto para a própria comunidade, porque é através dele, os profissionais do setor podem desempenhar todos os serviços de forma mais técnica e eficiente, promovendo a saúde coletiva e prevenindo a disseminação de doenças e agravos”, concluiu.

Publicidade