Prefeitura e Hospital Veterinário realizam castração de animais no sábado

Tutores foram contatados por telefone para agendamento da data e horário

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, inicia oficialmente o Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos do município de Uberaba neste sábado, dia 13, às 8 horas. Os procedimentos serão no Hospital Veterinário, na Avenida do Tutuna, 720, Vila Celeste. No sábado serão castrados 50 cães machos pelo método farmacológico.

Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, explica que os animais foram previamente registrados e os tutores foram informados por telefone da data e horário da castração. Durante o credenciamento, realizado nos meses de fevereiro e março, foram cadastrados 1.644 animais, sendo 1.049 cães e cadelas e 556 gatos e gatas. “Vamos promover uma palestra sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal para os tutores. E todos os animais castrados receberão microchip de identificação e seus dados serão armazenados no banco de dados do Município”, informa Lara.

Estão previstas castrações farmacológicas de 600 cães machos e 360 ovariohisterectomia em cadelas e gatas para 2019. As datas dos mutirões de castração serão agendadas e os responsáveis pelos animais serão contatadas pelo Departamento. As castrações serão realizadas tanto pelo método farmacológico quanto pelo cirúrgico. A castração farmacológica é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parecer enviado para a Prefeitura Municipal de Uberaba, desde que seja acompanhada da castração de fêmeas, de ações de educação sanitária para a guarda responsável.

O Programa – O Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos foi desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde vai atender famílias que não possuem recursos para promover a esterilização de seus animais, garantindo aos pets maior qualidade de vida e redução de risco de doenças infecto-contagiosas.

 

Publicidade

Anuncie