Policia Ambiental apreende armas e autua responsáveis por rinha de galos

Imagem divulgação PMMG

Na quarta feira, 8,  durante operação "Patrulha Rural" , as equipes do 2 Gp/ 2º Pelotão /5ª CIA PM MAMB,  VP 23118,  Sgt Mattos, Cb  Tiago, VP 18174,  Sgt  Blaiton, Cb  Joel, Cb  Rocha, compareceram, para verificação da denúncia enviada ao  portal de denúncia 181, que dava conta da existência de  rinhas de galo e que era frequentado por diversas pessoas de toda região, que o caseiro da fazenda  era o responsável pela pratica da rinha e também cometia outros crimes como pesca irregular e caça de animas silvestres.

       De posse dessas  informações as equipes realizaram abordagem a residência,os policiais foram recebidos pelo caseiro S.S.A., que permitiu  a entrada da equipe policial na propriedade para verificar a veracidade da denúncia.

Foi localizado um galpão de aproximadamente 40 metros quadrados com diversos viveiros construídos nas paredes, onde havia  108 galos da raça Índio, cada um em um viveiro. Também havia uma arena ."rebolo," utilizado para as "brigas de galo" construída, de aproximadamente 3 metros. 

       Durante as buscas, conforme repassado ao Folha Uberaba,  também foram localizados diversos materiais que caracterizam a pratica de rinha de galo, como  esporas de plástico, materiais para cura das aves, protetores de bico,  e também foi localizada uma agenda contendo várias anotações e informações de diversas apostas realizadas nos momentos das rinhas.

      No momento das buscas, estava no local  o individuo J. O. P., que se demonstrava bastante nervoso com a presença policial e a todo momento fazia o uso do celular.

 Questionado sobre o que ele estava fazendo, ele disse que estava mandando mensagens para alguns grupos de WhatsApp e alertando outros locais de rinhas da região sobre a presença policial naquele local, imediatamente  o aparelho foi recolhido e apreendido para investigações posteriores.

 

     Perguntado ao autor S.S.A. sobre a função que o J, O. P.  exercia no local, ele informou que ele o ajudava a criar as aves e organizar as rinhas  e que participava de todas as atividades que ali aconteciam.

    Dando sequencia as buscas, foi localizada uma espingarda CBC calibre .22 e uma arma pequena, calibre .22 de fabricação caseira, juntamente com 05 munições do mesmo calibre e 01 munição calibre 12, de propriedade de S.S.A.. Durante as buscas nos pertences de  J.O. foi localizado 01 munição calibre .22.

    O autor S.S.A.  foi questionado sobre caça de animas silvestres, o que ele negou, porém foi localizado do lado de fora da casa um esqueleto de cabeça de Capivara com uma perfuração proveniente de disparo de arma de fogo, com indícios de ter sido abatida através da caça. Também foram localizados apetrechos de pesca como tarrafa e redes, e ele assumiu ser o proprietário de todos materiais e relatou que a vida toda realiza esse tipo de atividade, que esse é seu trabalho, mas que apenas treina os animas. Também foi localizada 01 cabeça de ''Teiú'' e 01 Calango Verde taxidermizados.

   Foram verificadas diversas aves que estavam com suas esporas cortadas e que alguns apresentavam penas arrancadas, provavelmente decorrente das "brigas de galo" ali realizadas.

   Os autores foram presos e foram lavradas 02 autuações referente as infrações contra o meio ambiente, sendo 01 por guardar aparelhos de pesca de uso proibido para categoria amadora, e 01 por armazenar partes ou produtos de animais da fauna silvestre sem a devida permissão.

   Diante da prisão do autor S.S.A.  e J.O.P.,, as aves e a residência ficaram sob a responsabilidade do Sr.  G. M., testemunha que presenciou a ação policial  e que é amigo do autor,  as aves não foram apreendidas por não estar ocorrendo a rinha no ato da abordagem.

 

 

Materiais Apreendidos:

 

- 01 Espingarda CBC Calibre .22

 

- 01 Bolsa para transporte de Espingarda

 

- 01 Pistola calibre.22 de fabricação caseira

 

- 06 Munições Intactas Calibre .22

 

- 01 Munição Intacta Calibre .12

 

- 01 Luneta Marca Taseo cor preta

 

- 01 Celular Samsung J5 Branco

 

- 12 Protetores de bico (Biqueira)

 

- 05 Protetores de esporas

 

- 26 Esporas de Plásticos

 

- 01 Agenda contendo anotações das rinhas

 

- 01 Arena utilizada na rinha

 

- 01 Bolsa Pequena cor preta local  em que estavam acondicionadas as esporas e biqueiras

 

- 01 Bolsa Pequena cor rosa local em que estavam acondicionados os protetores de esporas

 

- 01 cabeça de Teiú Taxidemizada

 

- 01 Calango Verde Taxidermizado

 

- 01 Crânio de Capivara

 

- 02 Tarrafas 

 

- 02 Redes de Emalhar Simples

 

 

Publicidade