Palestras gratuitas sobre Patrimônio Cultural Material e Imaterial movimentam a quarta

Realização é uma parceria do Conphau com o Ministério Público

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), reforça o convite para palestras abordando o tema "Política de Patrimônio Cultural Material e Imaterial" nesta quarta-feira (05), a partir das 16h. Os palestrantes convidados são Giselle Ribeiro de Oliveira, promotora de Justiça, e Daniel Felipe Rodrigues Pereira, arquiteto e presidente do Conphau. A atividade será aberta ao público e acontecerá no anfiteatro Mário Pimenta Camargo, no Centro Administrativo da Prefeitura, que tem capacidade para 240 pessoas.

O promotor de Justiça Carlos Alberto Valera explica que a iniciativa de oferecer as palestras surgiu depois receber a visita dos membros do Conphau ao Ministério Público de Minas Gerais em Uberaba. O promotor também falou sobre a falta de interesse no assunto por parte da população em geral. "Acredito que a falta de interesse decorre da falta de educação, no sentido acadêmico. Assim, devemos estimular esse tipo de evento para conscientizarmos as pessoas", declara Carlos Valera.

De acordo com o arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues, que atualmente é presidente do Conphau e superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, através de atividades como esta os assuntos e os termos deixam de ser técnicos e distantes do cotidiano da população. "O objetivo é difundir o conhecimento e iniciar uma cultura nova em Uberaba. A população não tem pleno conhecimento das legislações, dos seus direitos e deveres. Nossa ideia é passar o conhecimento adiante. Os donos de bens tombados ou inventariados possuem direitos através de instrumentos da política urbana. Esses direitos são também de ordem econômica", explica Daniel.

O Centro Administrativo da Prefeitura fica na Avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141, no bairro Santa Marta. Os interessados em participar poderão fazer a inscrição no local, com limite até a capacidade do anfiteatro. Haverá emissão de certificado.

Publicidade

Anuncie