Orquestra municipal oferecerá minicursos e concertos especiais em parceria com o Centro Cultural da UFTM

Foto: Divulgação FCU

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Orquestra Municipal, e o Centro Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), consolidaram parceria para a realização de minicursos e concertos especiais com o projeto “Nos Caminhos da Música”, que será lançado oficialmente em dezembro. Com a definição de um repertório, o objetivo é oferecer junto ao Centro Cultural aulas especiais ao público quatro semanas antes do concerto, sobre as obras e o repertório.

 

De acordo com o maestro da Orquestra, o músico Eliézer Tiago Oliveira, a parceria vem de encontro com a função de uma Orquestra, de formar público e trazer informações e conhecimento para a população. “O curso vai possibilitar que qualquer ouvinte leigo tenha noções e bagagem cultural para absorver melhor o repertório executado pela Orquestra. Será muito dinâmico e com material audiovisual. Também teremos a participação dos músicos da Orquestra, que transmitirão suas experiências”.

Eliézer explica, além disso, que todos poderão ter acesso ao minicurso, que será oferecido gratuitamente. “É importante destacar que o projeto será aberto para toda a comunidade, não só aos estudantes de música e estudantes da UFTM, e a pessoa não precisará ter conhecimento musical para compreender o que vamos propor no projeto”, esclarece o maestro, que destaca que ao final dos minicursos também haverá emissão de certificado.

O técnico em Música do Centro Cultural da UFTM, Alexandre Rincon, conta que a proposta é realizar quatro concertos da Orquestra na UFTM em 2018. “Antes de cada concerto, pretendemos promover pelo menos quatro encontros onde serão abordadas as questões relacionadas ao repertório que será executado. Será apresentado quem são os compositores, em que período da história da música estão inseridos, como o discurso musical se desenvolve em cada obra, entre outros aspectos”, explica o técnico.

De acordo com os organizadores, um concerto especial de apresentação do projeto será realizado no dia 1º de dezembro, no auditório Safira da UFTM. O evento será aberto ao público, e mais detalhes devem ser divulgados em breve.

Com a parceria entre o Centro Cultural da UFTM e a Orquestra Municipal de Uberaba, o objetivo é fomentar a arte e a cultura nos espaços universitários. “Um dos principais objetivos dos projetos do Centro Cultural da UFTM, ao formar importantes parcerias como essa com a Orquestra Municipal, é aproximar a comunidade externa e a universidade, por meio da arte e da cultura”, destaca Alexandre Rincon.

O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, avalia a parceria como uma importante iniciativa para o fortalecimento da cultura. “Formar público e oferecer conhecimento é essencial para que nosso cenário cultural seja cada vez mais consolidado, e para que nossa cultura local tenha valorização e reconhecimento. Esperamos que os minicursos sejam um grande sucesso em 2018”.

Publicidade

Anuncie