MPHU realiza a Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), por meio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), promove, até o dia 9 de agosto, a 5ª Semana do Aleitamento Materno. Este ano o tema da campanha é “Amamentação é a base da vida” e tem como objetivo a promoção e a divulgação do aleitamento nos primeiros anos do bebê. O evento acontece no próprio hospital com uma série de atividades e é aberto à comunidade.

A programação teve início hoje com a entrega dos laços dourados — símbolo da luta pelo incentivo à amamentação — para toda a equipe médica e multidisciplinar do MPHU. A ação contou com a presença do “Super-pingo”, um dos mascotes da unidade.

“Nós, à frente de um hospital que trabalha todos os dias com a saúde materno-infantil, temos como obrigação trabalharmos em cima disso. A gente sempre faz uma campanha diversificada, com várias atividades, palestras e rodas de conversas, envolvendo tanto os colaboradores quanto os acadêmicos, residentes e comunidade em geral, para incentivar cada vez mais o aleitamento materno”, ressalta a fonoaudióloga e coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do MPHU, Luciana Ávila dos Santos.

No dia 03 de agosto, acontece um encontro com as mães de recém-nascidos da internação UTI Neonatal, Maternidade SUS e convênios e pós-alta hospitalar. Será no pátio central do MPHU, a partir das 14h. No dia 07 de agosto, a programação será aberta à comunidade. A roda de conversa com profissionais da área da saúde que atuam com aleitamento materno acontecerá no Anfiteatro 01, às 18h30. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site mphu.uniube.br. As atividades encerram no dia 09 de agosto com o projeto Parto Adequado “Amamentação é a base da vida”, também no Anfiteatro 01, a partir das 13h.

Para a médica pediatra e coordenadora da UTI Neonatal do MPHU, Débora Martins Ferreira, as ações lúdicas ajudam a chamar a atenção para o tema que está sendo trabalhado. “Quando a gente sai da rotina do hospital, isso emociona mais as pessoas, toca mais elas e faz com que pensem melhor no assunto que estamos colocando. Então, a ideia de mudar um pouquinho o dia a dia do hospital traz essa alegria e uma reflexão sobre o tema, é um pouquinho diferente do que estamos acostumados todos os dias”, avalia.

Segundo Débora, o aleitamento materno, assim como o próprio tema da campanha este ano, é a base de uma vida saudável. “Quando uma mãe consegue amamentar o seu filho até os seis meses de vida e prorrogar, se possível, até os dois anos, a criança tem uma incidência muito menor de várias doenças, além de ter crescimento e desenvolvimento adequados. Então, é muito importante esta semana, que é comemorada no mundo todo, para o incentivo ao aleitamento materno”, conclui

 

Publicidade