Luciana Rodrigues – Acontecimentos & Fatos - 15-05-18

Jorn.luciana.rodrigues@gmail.com

Descontado ou dia abonado
Alguns críticos não gostaram de saber que vários integrantes do primeiro e segundo escalão do governo de Paulo Piau deixaram as suas funções na Prefeitura, com a finalidade de prestigiar o lançamento da pré-candidatura do senador Antônio Anastasia ao governo do Estado. Apesar de terem conhecimento de que os secretários foram até Betim, com recursos próprios. Indignados, alguns cidadãos perguntaram se o prefeito irá descontar o dia, igual fazem com qualquer servidor que não esteja em função pública ou irá aboná-lo?

Franco está quieto ou fingindo de morto
Desde quando o vereador Franco Cartafina (PHS) foi o candidato mais bem votado na eleição municipal de 2016, ele não escondeu de ninguém a sua pretensão de se lançar pré-candidato a deputado estadual pela sigla. Ele vem de uma família tradicional, que trabalha no segmento imobiliário e podemos dizer que recursos financeiros e prestígio político não é o grande empecilho para a sua candidatura. Portanto, as pessoas estão achando ele muito “parado” para quem tem interesse em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Agora, resta saber se ele não está só se fingindo de morto.

Wagner Jr. também sumiu
Wagner Nascimento Júnior, também, ninguém está ouvindo dizer nada, depois que se filiou ao PROS para viabilizar a sua pré-candidatura a deputado estadual, com o compromisso de lideranças do Estado de que o seu irmão, Werner, iria assumir a comissão provisória do partido em Uberaba. Apesar de ter alegado que deixou o PSC para se filiar ao PROS, porque ao contrário das demais eleições, dessa vez teria um grupo apoiando a sua candidatura, essa falta de aproximação com sua base eleitoral, pode ser sinal de que as coisas não estão muito bem para suas pretensões eleitorais.

PRTB aposta na renovação
O PRTB que tem como pré-candidato a deputado estadual, o advogado Gleiber Terra Jr. e mais quatro nomes para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, vem apostando “forte” na renovação. Para mostrar a população que “merecem um voto de confiança”, estão lembrando que os deputados estaduais Antônio Lerin e Tony Carlos (ex-deputado) e federais que representam Uberaba e região já foram contra vários projetos de interesse da sociedade. Eles prometem fazer diferente, caso sejam eleitos. Olha que tem gente que pode pagar para ver!

Heli vem ganhando espaço
Com quem não quer nada, o delegado regional da Policia Civil, Heli Andrade (PSL) vem exercendo a sua função com competência no combate a criminalidade em Uberaba e vem caindo cada vez mais no “gosto popular”. Olha que esse não será o grande feito dele, levado em consideração que com recursos “curtíssimos do Estado”, ele conseguirá entregar uma megaestrutura da 15ª Delegacia de Polícia Civil. Quem teve oportunidade de visitar o local, que já está pronto, diz que nem de longe parece aquele “pardieiro” de antigamente. Mais, pontos para o pré-candidato a deputado estadual pelo PSL/Livres, que é o grande defensor da segurança pública.

PSOL pressionará a Mosaic
A Deputada Federal Jô Martins esteve em Uberaba se reunindo com representantes sindicais, destacou que é preciso uma reavaliação da empresa Mosaic sobre a transferência para Uberlândia, se comprometendo a defender essa causa. Perante as lideranças, ela garantiu que irá articular com os demais parlamentares que representam o Triângulo Mineiro e Uberaba para lutar para Uberaba Fértil, encabeçado pelo Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Industriais Químicas e Farmacêutica de Uberaba e região).

Escolas voltam a paralisar  
Alguns professores da rede pública do Estado em Uberaba voltarão a “cruzar os braços”, nesta quarta-feira (16), em protesto contra o anúncio feito pelo governador Fernando Pimentel (PT) de que os salários da categoria continuariam sendo pagos parcelados, até o final do ano, em três parcelas. Também por terem voltado atrás na escala de pagamento do vencimento do mês de abril, em virtude do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) ter constato que tinha servidores acumulando cargos ilegalmente.

Redução dos bancos da CEF
Governo federal anunciou que a Caixa Econômica Federal (CEF) aprovou uma meta de lucro para 2018 de R$ 9 bilhões, resultado que será alcançado somente devido a corte de custos operacionais de R$ 2,6 bilhões. Boa parte desse enxugamento virá do fechamento de agências. Serão encerradas as atividades de cerca de 100 agências cujas operações são consideradas insustentáveis ou aquelas que disputam clientes em endereços muito próximos. Em Uberaba, temos várias agências e dificilmente iremos ficar livre desse corte.

Reajuste igual ao salário mínimo
Supremo Tribunal Federal - STF irá decidir se os benefícios do INSS podem ser revisados para receber reajustes anuais iguais aos aplicados ao salário mínimo, quando essa alternativa for a mais vantajosa para o segurado. Submetido ao plenário virtual pelo relator, ministro Marco Aurélio, o recurso extraordinário que trata do tema teve reconhecido o que juridicamente se chama de repercussão geral. Ou seja, a decisão, quando for tomada, terá efeito sobre todos os processos com a mesma finalidade. Analisando o rombo da previdência social anunciado por Temer, dificilmente acredito que essa proposta terá êxito!

Tá no ar
- Sindicato Rural de Uberaba comemora 50 anos de existência no município. Será promovido um evento no dia 18, a partir das 8h30, na sede da entidade, onde a Câmara ira promover uma homenagem especial à entidade que defende os interesses dos produtores rurais de Uberaba e região. Parabéns!

- A Secretaria de Finanças, em parceria com o Sindicato dos Profissionais da Contabilidade de Uberaba e a empresa Sigma Tecnologia Empresarial, promoveu o Encontro com Contadores, que reuniu contadores municipais para uma palestra que destacou a importância do Valor Adicional Fiscal (VAF).  A declaração tem que ser entregue até 31 de maio e os dados são responsáveis por principal parte da receita do ICMS.

- Governador Fernando Pimentel (PT) cumpre agenda, nesta quarta-feira (16), em Três Pontas, no Território Sul. Ele irá participar da abertura oficial da Expocafé 2018, que acontecerá até o dia 18 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Como aconteceu em Uberaba, o petista está evitando conceder entrevista coletiva a imprensa nos eventos.

- Começa hoje e termina somente no dia 18 deste mês, a 16ª Edição do “Encontro de Bons Negócios”, promovidos pela Certrim (Cooperativas dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro), com palestras, leilões e shows beneficentes. Dentro da feira de negócios será lançada a 1ª Feira do Produtor Rural, uma nova atratividade a mais para os cooperadores e clientes.

Publicidade