Luciana Rodrigues – Acontecimentos & Fatos - 14/05/2018

jorn.luciana.rodrigues@gmail.com


Lançada pré-candidatura de Anastasia
O lançamento da pré-candidatura do senador Antônio Anastasia ao governo de Minas Gerais contou com a participação de várias legendas que devem compor aliança com o tucano. Além do PSD, do deputado federal Marcos Montes que vem sendo cogitado para ser vice-governador estava também lideranças do PPS, PTB e PSC. Em entrevista coletiva a imprensa, o senador revelou que estava em tratativa com várias outras legendas, inclusive do vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB), que está rompido com o Pimentel.


Não faltou criticas ao governo PT
Na cerimônia que contou com a presença de prefeitos, vereadores, e também com representantes de classe. Houve muitas perguntas em relação ao seu plano de governo para melhorar a saúde, educação e segurança pública, por exemplo, no Estado de Minas Gerais. O senador respondeu todos os convidados lembrando-se de programas e ações que existiam durante o período de 2011 e 2014, quando o PSDB estava no Governo, não faltando criticas a atual gestão do Estado. Ele chegou a cutucar dizendo que “talvez por inveja dos resultados do PSDB, tudo foi sumariamente finalizado. Mas, ele vai reconstruir”.


Aécio tem um futuro incerto
O senador Aécio Neves não compareceu ao lançamento da pré-candidatura do senador Antônio Anastasia ao governo do Estado de Minas, conforme já era esperado, levando em consideração que ainda não conseguiu provar que não está envolvido em esquema de corrupção. Como estão com receio de que Aécio pode atrapalhar a pré-candidatura eleitoral do tucano, as informações nos bastidores é que o senador não irá aparecer nem nas campanhas. Como desculpa, vão alegar que estará concentrado na sua defesa e decisão se vai participar ou não do pleito deste ano.


Prefeitura em “peso” baixa em BH
A prefeitura de Uberaba ficou praticamente “jogada as moscas”, porque a comitiva do PSD estava repleta de servidores do primeiro e segundo escalão. Entre eles, podemos citar o vice-prefeito João Gilberto Ripposati (ex-PSD que foi para o PTB), presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto (DEM), os pessedistas Eduardo Callegari (Fundação de Ensino Técnico Intensivo/Feti/Probem), Iraci Neto (Saúde); Rodrigo Vieira (Administração); e também, Toninho Oliveira (Governo); Marlus Salomão (Serviços Urbanos); Luiz Saad e Carlos Dalberto – Belzinho (secretário e adjunto de Desenvolvimento do Agronegócio). Além é claro, de vários vereadores de Uberaba e do diretor do Ministério das Cidades, ex-presidente da Cohagra, Marcos Jammal.


Montes orgulhoso dos companheiros

O presidente do diretório municipal do PSD de Uberaba, deputado federal Marcos Montes declarou que estava orgulhoso e feliz de ver a participação dos companheiros da legenda de Uberaba no lançamento da pré-candidatura do senador Antônio Anastasia para governador. Em destaque, a reconstrução de Minas Gerais e a devolução do Estado aos mineiros. Suprapartidarismo, cidadania, paz, desenvolvimento social, humano, cultural e economia – o que Minas precisa. Pelo visto, vamos ter quer espera a cena do próximo capítulo para saber se vamos ou não ter um uberabense na chapa majoritária do tucano.


Pimentel corre atrás do prejuízo
A candidatura do governador Fernando Pimentel (PT) é uma das que tem maior índice de rejeição e ele vem trabalhando para correr atrás do prejuízo para ver se consegue se reeleger para o cargo. Nesta terça-feira (14), às 9h, o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel estará em Uberlândia para anunciar o inicio das obras para regularização das instalações elétricas na Comunidade do Glória.  A partir das 11h, ele ira inaugurar a usina de fotovoltaica, que visa armazenar 1 Megawatts, cujo investimento é de R$ 22,7 milhões. Ele quer fazer em um dia, o que não fez em quatro anos!


Governador é agraciado com comenda
O governador Fernando Pimentel entregou obras de melhoria e pavimentação do trecho da LMG-733 entre Pirajuba e Frutal, no Território Triângulo Sul. Em seu pronunciamento, o governador lembrou que, apesar de todas as dificuldades, Minas Gerais, que recebeu o título de cidadão honorário de Pirajuba e de Canápolis está vencendo a crise, graças ao trabalho dos mineiros e mineiras, ressaltou que o dia era de "alegria e reconhecimento".


Lerin doa sanfona para festeiros
O deputado estadual Antônio Lerin (PSB) este final de semana participou de comemoração dos Três Reis, em Perdizes. Na oportunidade, o parlamentar doou uma sanfona para a companhia e o sanfoneiro deu um show. Essa manifestação cultural religiosa festiva contou com a presença de centenas de fiéis que estavam prestigiando a cerimônia de folia de reis.


GM na Praça Dom Eduardo
A Praça Dom Eduardo é um dos pontos de lazer da população, principalmente nas sextas-feiras, a partir das 17h, quando são promovida a Feira de Gastronomia. Portanto, muitas pessoas já estão deixando de frequentar o local com a família, devido à falta de segurança e os feirantes já perceberam essa queda nas vendas. A vereadora Denise Max enviou um requerimento ao prefeito Paulo Piau pedindo justamente o policiamento da Guarda Municipal na Praça, principalmente durante o evento. Já que a situação se tornou insuportável, inclusive devido o número de usuários de drogas, pedintes e meliantes no local.


Coleta seletiva na cidade
O representante da Cooperu, José Eustáquio de Oliveira informou que se reuniu com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e demais parceiros como Agronelli, UFTM, Uniube, entre outras. Na pauta trataram sobre ações para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva em nosso municio. Nesse encontro, ficou definido que os integrantes farão reuniões todas às sextas-feiras, a partir das 14h30, nas dependências da Prefeitura de Uberaba, com a finalidade de discutirem estratégicas nesse sentido. 


Sucuri é capturada na Mosaic
O Pelotão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiro foi acionado pela empresa Mosaic, localizado no Distrito Industrial III, para capturar uma cobra sucuri fêmea. O animal foi entregue pela equipe do Corpo de bombeiro ao hospital veterinário da cidade. De acordo com o veterinário Claudio Yudi, a cobra com 3,35 metros e não apresentava nenhum ferimento. O réptil foi encaminhado para soltura em uma área próxima ao Rio Uberaba.

Tá no ar
- I Feira da Agricultura Camponesa na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) será promovida nesta quarta-feira (16), a partir das 8h, no estacionamento aberto do Centro Educacional, na Avenida Getúlio Guarita nº  159 – bairro Abadia.

O prazo para renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano foi adiado mais uma vez e se encerra no dia 25 de maio. O prazo final para a renovação seria hoje (10). A nova data foi definida em portaria publicada no Diário Oficial da União

- Estado publicou no Diário Oficial de Minas Gerais uma nova listagem com nomeação de 1.548 profissionais para atuarem na rede estadual de ensino. O lote é composto por 1.476 professores de regentes de aula e 72 professores regentes de turma. Nas ultimas nomeações, Uberaba quase não foi contemplada e espero que esta situação tenha mudado.

- A partir de amanhã (15), os pré-candidatos das eleições de 2018 poderão iniciar a propaganda para financiamento coletivo de campanha, conhecido crowdfunding eleitoral. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que eles estão proibidos de pedir votos durante a divulgação dessa modalidade de arrecadação de recursos.

Publicidade

Anuncie