Luciana Rodrigues – Acontecimentos & Fatos - 10/05/2018

Jorn.luciana.rodrigues@gmail.com


Prefeito fala sobre má distribuição
O prefeito Paulo Piau juntamente com os secretários Antônio Sebastião Oliveira (Governo), Rodrigo Vieira (Administração), jornalista Keila Riceto (Comunicação) e o presidente da Funel, Luiz Alberto Medina estiveram no plenário da Câmara para fazer uma visita cordial. Na oportunidade, Piau aproveitou para falar sobre a reunião que participou da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com os pré-candidatos à Presidente da República onde ressaltaram a má distribuição da arrecadação do País, tendo em vista que os municípios ficam apenas com 5%. Além da queda de recursos da União nas áreas: saúde de 60% para 43%; educação de 30% para 20%; e segurança pública de 7% para 1,6%. 


Dois pré-candidatos a República se deliraram
Em ordem previamente sorteada e ajustada entre os próprios presidenciáveis, a Frente Nacional de Prefeitos (FPN) informou que os pré-candidatos falaram na seguinte ordem: Rodrigo Maia (DEM), Geraldo Alckmnin (PSDB), Guilherme Afif, Manuela D’Avila (PCdoB), Mariana Silva (Rede), Álvaro Dias (Pode), Ciro Gomes (PDT), Aldo Rebelo (SD), Guilherme Boulos (PSOL), Paulo Rabelo (PSC) e Henrique Meirelles (MDB). Desse total, segundo o prefeito Paulo Piau, apenas dois se declinaram da proposta da FNP que busca mais investimentos para geração de renda e emprego. Portanto, ele não revelou os nomes.


HR não recebe verba do Estado
Durante a visita ao Legislativo, o prefeito Paulo Piau também revelou que o governo do Estado não está cumprindo o acordo de repassar os 25% de manutenção do Hospital Regional de Uberaba. Ele explicou que se não fosse o governo federal, por meio do ministro de saúde Ricardo Barros honrar o compromisso de arcar com 50% do custeio ficaria difícil manter a instituição. Já que das 27 prefeituras da região que pertencem a região do Triângulo Sul, apenas quatro sancionaram legislação para repassar verba por pacientes enviados para a instituição. O prefeito disse que a promotora de saúde já esta atenta a situação e em breve as prefeituras terão que tomar uma posição.


Piau diz que não está mendigando
O prefeito Paulo Piau se posicionou sobre a reunião com representantes da Mosaic, novamente, sobre a possibilidade de eles transferirem alguns departamentos da empresa para Uberlândia. Ele ressaltou aos parlamentares que não está “mendigando que a multinacional ficar em Uberaba”, mas se eles mantiverem essa decisão de levar os departamentos administrativos da empresa para a cidade vizinha, em virtude da logística porque não ter voos. Eles terão que ter conhecimento que vão pagar “caro”, por essa medida, pois terão que tirar a fábrica do Distrito Industrial de Uberaba.


Restaurante popular sem avanço
Em relação à entrega do restaurante popular que está pronto a mais de um ano e que passou a ser alvo de ação de marginais, o prefeito Paulo Piau explicou que não entraram em acordo com o Legislativo sobre a forma de gestão do restaurante. Ele voltou a citar que dos 27 modelos existentes pelo país, que estavam sobre a responsabilidade das Prefeituras, vários já fecharam as portas. Ele disse que não quer abrir o Restaurante Popular e em a Cozinha Comunitária simplesmente por entregar para depois terem que ser fechados. No entanto, garantiu que em breve poderá ter novidades.


Lideranças com ministro do Transporte

Deputado federal Aelton Freitas foi recebido pelo ministro Valter Cassimiro para uma reunião no Ministério do Transporte, juntamente com o prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires. Na audiência com o ministro, eles falaram sobre a pavimentação da rodovia municipal que corta Conceição das Alagoas a Campo Florido para garantir mais segurança aos munícipes e melhor escoamento da produção de grãos na região do Triângulo Mineiro.


Caio Narcio poderá ficar de fora da eleição
Segundo boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês, o deputado federal Narcio Rodrigues continua internado desde o dia 3 de maio, com diagnostico de meningoencefalite de etiologia a esclarecer. Ele segue instável, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Devido à gravidade da doença, existem fontes próximas a Caio alegando que ele poderá ficar de fora da eleição deste ano, porque à prioridade será sua saúde. Até porque será necessário aguardar a sua plena recuperação para ver se a doença deixou alguma sequela. E sabemos campanha eleitoral não é brincadeira!


Lideranças querem MM no Estado
Vereador Ismar Marão (PSD) convidou os colegas da Câmara para participar do evento promovido pelo senador Antônio Anastasia que é pré-candidato ao governo do Estado de Minas Gerais pelo PSB, porque as lideranças ainda acreditam que na hora ele poderá anunciar o deputado federal Marcos Montes como vice-governador na chapa majoritária. O presidente da Casa, Luiz Dutra, informou que seria alterada sessão da Câmara para que todos pudessem prestigiar o evento na capital mineira nesta próxima segunda-feira. Na ocasião, vários parlamentares pediram para deixar de lado as questões partidárias de lado para ver o que é melhor para o desenvolvimento econômico de Uberaba.


Tá no ar
- Neste próximo sábado será promovido o “Dia D 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”. Quatro unidades de saúde irão realizar a vacinação exclusivamente de gripe das 08h às 16h. São elas: o Centro de Saúde Eurico Vilela, da Rua 13 de Maio, a Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Árabe Abdanur, que fica no Bairro Mercês, a Unidade de Saúde do bairro Abadia, na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha 2.223, e a UMS Aloísio Prata, na Av. Professora Maria da Paz.

- A Secretaria de Finanças, em parceria com o Sindicato dos Profissionais da Contabilidade de Uberaba e a empresa Sigma Tecnologia Empresarial, promove no dia 15 de maio, das 9h às 11h, o Encontro com Contadores. A palestra visa reunir os contadores municipais para tratar da importância do Valor Adicional Fiscal (VAF). O Encontro com Contadores será no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, Avenida Dom Luiz Maria Santana, 141, no Mezanino da Fazenda.

- O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel recebeu nesta quinta-feira (10), no Palácio da Liberdade, prefeitos de associações regionais dos municípios de diversos Territórios de Desenvolvimento para falar das ações e do esforço do governo para atender às demandas das prefeituras em diferentes setores. Como destaque, Fernando Pimentel anunciou a quitação do repasse do IPVA para todos os municípios mineiros.

- A escala de pagamento dos servidores públicos de Minas Gerais, que começaria a ser pago na segunda quinzena do mês, será adiada em alguns dias por causa da suspensão do pagamento de quem acumula cargo irregularmente no estado. Segundo o petista, as datas estão sendo redefinidas pelas Secretarias da Fazenda e de Planejamento e Gestão.

Publicidade