Luciana Rodrigues – Acontecimentos & Fatos - 10-04-2018

Jorn.luciana.rodrigues@gmail.com


Confirmado óbito por dengue em Uberaba
Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chijungunya e Zika Vírus foi registrado pela SES/MG. Até o dia 9 de abril, foram registrados 11.367 casos prováveis de dengue, sendo 2.518 (janeiro), 3.431 (fevereiro), 5.148 (março) e somente na primeira semana deste mês um total de 270. Até o presente momento, foram registrados dois óbitos confirmados por dengue, um no município de Conceição do Pará e outro em Uberaba. Ainda, tem nove óbitos no Estado sob investigação. Já estou começando a ficar “preocupada” com o resultado do 2ª LIRAa, mais alguém?


Dois casos de Zika em gestante no município
Os dados sobre Chikungunya não tiveram nenhuma alteração, em relação ao último balanço apresentado pela SES/MG. No entanto, não tivemos a mesma sorte quando se fala da distribuição de casos de Zika Vírus no território mineiro. Foram registrados, 113 casos prováveis de Zika, sendo 34 em gestante e dessas, 10 foram confirmados por laboratório. Os casos de Zika em gestante foram registrados em 10 municípios, com destaque para Ipatinga e Timóteo, com quatro gestantes cada. Em seguida, vem Belo Horizonte e Coronel Fabriciano (3 gestantes) e depois Juiz de Fora, Sete Lagoas, Uberaba e Ubá com duas gestantes cada.


Gripe não foi registrada na cidades
Até o presente momento a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) informou que foram notificados 348 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), sendo 222 (63,8%) casos. Das amostras processada 5,4% foram desclassificadas de serem influenza e 12,6/5 como outros vírus respiratórios. Em 2008, foram confirmados 12 casos da SRGA e nenhum óbito. Uberaba não teve nenhum caso de influenza, mas teve registro em Contagem, Uberlândia, Varginha, Araguari, Jataúba, Juiz de Fora e Lagoa Santa.


Mantida greve dos professores do Estado
Trabalhadores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve, que foi deflagrada no dia 8 de março. Recentemente, o Sind-Ute comemorou o fato do governo do Estado ter anunciado que vão promover concurso público, mas só isso não foi suficiente para suspender o ato. Já que eles reivindicam o pagamento do piso salarial e também o fim do parcelamento, bem como o reajuste inflacionário acumulado de 2017 a 2018. Segundo balanço do sindicato, 46% continuaram em greve e em Uberaba já tem estudantes sendo prejudicados. Será que esse impasse não acaba nunca!


Governo mineiro reforça sua tese
O governo de Pimentel justifica que na sua gestão, os professores tiveram um reajuste de 46,75% na remuneração e demais carreiras da rede estadual. Ele afirma que quando pegou o governo, os professores recebiam inicialmente R$ 1.455,33, mas atualmente recebem R$ 2.135,64 para cumprirem uma carga horária semanal de 24 horas. Em relação ao pedido de melhor proposta de reajuste, o Estado continua descartando essa possibilidade, pois não podem enviar projeto para Assembleia Minas com o índice de Limite de gasto com pessoal ultrapassado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


Sindemu revela que tem servidor sem reajuste
Os educadores da rede municipal de educação tiveram reajuste de 7,3%, mas segundo informações do presidente do Sindemu, Bruno Ferreira, mais de dez mil servidores não tiveram direito ao reajuste, porque a Prefeitura complementa os salários com abonos e vantagens individuais, diminuindo o abono. Devido a essa situação, ele garantiu que vem recebendo diversas reclamações ou servidores em busca de informações referente à situação. Ele destacou que tem muitos educadores “indignados”, porque essa medida não garante o bem-estar da categoria. Para resolver essa situação, a entidade prometeu acionar o Ministério Público.


Vai ter calendário popular lá na “China”
O melhor projeto da Câmara, nesta quarta-feira, é doação de área pública para conceder estímulos à empresa “Limpa Entulho” Ltda. O vereador Agnaldo Silva quer   que a Prefeitura implanta faixa de retenção e recuo, exclusivo para motociclistas, em vias arteriais e coletoras da cidade, que tem vício de iniciativa, porque teria que vir do Executivo. Os demais são sobre o calendário popular do município, sendo um referente a “dezembro vermelho” para conscientizar a população sobre doenças DST e AIDS e outra que institui “A Semana do Outubro Rosa Pet”. Os eleitores já estão perguntando cadê as propostas interessantes do Legislativo?        


Lideranças se reúnem com Temer
Prefeito Paulo Piau juntamente com a diretoria da ABCZ, presidida por Arnaldo Emanuel de Sousa Machado Borges participaram de uma reunião com presidente Michel Temer, para fazer o convite oficial para que o presidente prestigie a abertura oficial da ExpoZebu.  No evento, que contou com a presença também do deputado federal, Aelton Freitas (PR) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Piau convidou Temer participar da cerimônia de entrega dos imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, do loteamento Rio de Janeiro – Módulo B.


Partilha do ICMS não tem apoio da Amvale
Deputados estaduais receberão oficio da Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande), manifestando que são contra o projeto em discussão sobre partilha do ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadoria e Serviços). Essa proposição que está em discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Segundo o presidente da Amvale e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, avalia que o projeto representa um retrocesso de políticas públicas consolidadas.


Nove deputados estaduais mudam de legenda
Com o fim da janela eleitoral, partido que mais cresceu em representação na Assembleia de Minas foi o Podemos, que não contava com nenhum integrante. A legenda passou a contar com três parlamentares: Dirceu Ribeiro (ex PHS), Neilado Pimenta (ex PPP) e Ronsângela Reis (ex-Pros), O PDT foi o partido que perdeu mais representantes, pois agora ficou apenas com quatro deputados, tendo em vista a filiação de Fabio Cherém. O PHS, que contava com um integrante ficou sem representante.


Ta no ar

- Prefeitura de Uberaba informa que mantém o atendimento para quitação ou parcelamento de débitos judiciais, por meio do Programa Especial Recuperação de Créditos Fiscais (Refis), aberto desde o dia 1º de abril. O atendimento acontece no Centro Administrativo da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, até 31 de julho.

- A 13ª Edição do Encontro Regional de Policia Comunitário aconteceu em Uberaba. O evento desta terça-feira contou com a presença de servidores do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública e sociedade civil, além de representantes dos vizinhos protegidos. A meta era fortalecer e ampliar a filosofia e a estratégia da Polícia Comunitária em Minas.

- A Secretaria Municipal de Educação, por meio das diretoras das escolas da rede pública e Cemeis começaram a distribuir os kits escolares para os alunos da rede municipal. Conforme explicou a coluna, ficará faltando apenas, a entrega dos uniformes escolares, que estavam em fase final de confecção.

Publicidade

Anuncie