Luciana Rodrigues – Acontecimentos & Fatos - 09-04-2018

jorn.luciana.rodrigues@gmail.com


Adauto sai em defesa de Ripposati

Se alguém ainda duvidava de que a situação do vice-prefeito, João Gilberto Ripposati não estava entre as melhores no grupo do prefeito Paulo Piau, agora acabou a suspeita. O ex-prefeito Anderson Adauto que é oposição ao governo de Piau, desde aquele processo de intervenção no PMDB. E que sabemos também que não “bica” com o deputado federal, Marcos Montes, saiu em defesa do vice-prefeito. Ele ajudou na divulgação de vídeo de Ripposati, sobre a justificativa dele para deixar o PSD para ir para o PTB. Ripposati e Adauto sempre tiveram uma boa relação, mas devido aos interesses políticos estavam afastados. Agora, se aproximaram rápido!


Pré-candidato já tem foco definido
No vídeo, o vice-prefeito agradece a Deus por ele e sua família não ter sofrido nada grave num dos acidentes que aconteceu na BR-262. Depois, entrou na questão do cenário político de Uberaba. Afirmando que, há muito tempo vem trabalhando para ser candidato a deputado por Uberaba e que agora surgiu a oportunidade e pelo visto “não poderia perder”. Ressaltando que, a sua primeira medida foi se desincompatibilizar da Cohagra, para viabilizar a sua candidatura. Nesta nova caminhada, ele revelou de suas principais bandeiras serão defender o terceiro setor e o segmento de Ciência, Pesquisa e Tecnologia, como é o caso da Epamig, onde é servidor licenciado.


Vice-prefeito pede voto de confiança   
Apesar de ninguém ter questionando a sua credibilidade política, Ripposati declarou que sempre trabalhou com honestidade e honradez na vida pública.  O que dá a entender que ele pode ter percebido, onde se meteu e está ficando preocupado com o ditado popular: “diz com que andas que direi quem tu és!”. Por isso, deve ter batido tanto na tecla que irá construir a sua candidatura, com política limpa, de resultado e de cidadania que sempre pregou. Ele também garantiu que “na condição de vice-prefeito continua recebendo a confiança dos votos recebidos e os trabalhos terão continuidade, normalmente”. Para encerrar, ele frisou que durante o período de pré-candidatura gostaria de ouvir segmentos e a população para apresentar um projeto que Uberaba e Minas Gerais sejam vitoriosas nessa eleição.


Possíveis pré-candidatos federais por Uberaba
Além dos deputados Aelton Freitas (PR), Adelmo Leão (PT), Marcos Montes (PSD) e Caio Narcio que são candidatos naturais porque estarão buscando a reeleição. A lista e composta por Dê Moreli (PPL), Barbosa (PEN), Romeu Borges Júnior (PSL), Josimar Rocha (PDT), João da Casa do Chocolate (PRTB), Luciene Faquinelli (PSB) e Wagner Nascimento Júnior (PROS) e quatro lideranças do PRTB: Cel. Emanuel Kappel, José Paulo Leão Jr., Samuel Girão e Ronaldo Rocha. Esse cenário pode sofrer mudanças, a qualquer momento. Como exemplo, Marcos Montes poderá anunciar que será vice na chapa majoritária de Antônio Anastasia e com isso entrará Marcos Jammal nesta briga.


Disputa para deputado estadual são nove
Em relação à eleição para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), até o presente momento, tem nove lideranças que manifestaram interesse abertamente. Desse total, dois  são integrantes da Câmara Municipal de Uberaba: vereadores Franco Cartafina (PHS) e Denise Max (PR). O deputado estadual, Antônio Lerin (PSB), disputará a reeleição pelo PSB, e o ex-deputado Tony Carlos que trabalha, dessa vez, para entrar “pela porta da frente” no parlamento mineiro.  Também estão nessa disputa: Gleibin(PRTB), Heli Andrade (PSL), Gilberto Ripposati (PTB),  Kênia Borges (PCdoB) e Froidinho (PRP). Desse montante, estão dizendo  que quatro, realmente, tem chances de serem bem votados.


Fragmentação pode trazer prejuízos  

O volume de pré-candidatos a deputado estadual pode fazer com quê Uberaba não eleja nenhum representante na Assembleia de Minas, na próxima Legislatura, porque pode ter muitos votos nulos e está em andamento a regularização do título eleitoral pelo Tribunal de Justiça. No ano passado, devido ao excesso de candidatos, conseguimos eleger somente o deputado estadual, Antônio Lerin (PSB). Devido à articulação política do prefeito Paulo Piau, o suplente Tony Carlos (MDB), chegou a ocupar a cadeira, mas atualmente está sem mandato. Para os interesses de Uberaba, seria ruim se está história se repetisse ou enredo fosse pior.


Baixa procura para regularizar o título
Os eleitores que perderam o prazo para realizaram o recadastramento biométrico, em fevereiro, tiveram os seus títulos eleitores suspensos, sendo  aberto um prazo até o dia 9 de maio para que todos possam regularizar  sua situação perante a Justiça Eleitoral. Faltando um mês para esgotar esse prazo, o chefe do cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Pertermann, revelou que a procura esta muito baixa na Central de Atendimento. Ate o presente momento, 196 mil eleitores estavam quites com a justiça, o que representa um percentual de 86% do eleitorado do município. Faltavam, ainda, 45 mil eleitores. Por isso, o chefe do cartório já informou que a Central de Atendimento atenderá sábado, domingo e feriado.


Franco convoca eleitores para votar
O vereador Franco Cartafina – que é pré-candidato pelo PHS -  está convocando a população para não deixar de exercer  seu voto para escolhermos o presidente, senador, governador, deputado federal e estadual. Ele ressaltou que o futuro do país passará pelas eleições de outubro e que as pessoas devem se informar sobre política e não deixar de votar. Quando chegar a hora, que todos conheçam os candidatos. Que os compare e escolha os melhores, os mais viáveis, os mais preparados, os mais comprometidos com os interesses públicos. Ressaltando que faltam seis meses, prazo os cidadãos fazerem a sua parte!


Destaque para Ciência e Tecnologia
O vereador Rubério dos Santos (MDB) conseguiu aprovar, em primeiro turno, projeto de Emenda à Lei Orgânica, para ampliar a abrangência da importância da ciência e tecnologia, dentro do município. Com isso, o parlamentar demonstra que existe uma preocupação real por parte da municipalidade, com a maneira que será implementada às políticas de desenvolvimento nestas áreas, estabelecendo diretrizes e até mesmo prioridades. Atualmente, existe um artigo na LOA sobre o assunto, embora já exista um Parque Tecnológico, devidamente estruturado. O segundo turno será em 10 dias, de acordo com o regimento interno. O projeto também conta com assinatura de Almir Silva, Cleomar Barbeirinho, Thiago Mariscal e Ronaldo Amâncio.


Estado lançará sistema de ouvidoria
Secretaria de Saúde de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Ouvidoria   do Estado lançará, no próximo dia 12, Sistema Estadual de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde. Essa ferramenta e voltada para ouvidores de saúde, representantes dos poderes Executivos e Legislativos, bem como conselheiros e demais pessoas ligadas à saúde. Portanto, nada impede que os cidadãos registrem a sua manifestação a respeito dos serviços prestados de saúde pública, de maneira mais fácil.  Com a falta de recursos e leitos, não tenho dúvida que vai “chover reclamação” e se não responder a altura ficará pior a situação.


Tá no ar

- O serviço de emissão de alvarás de todos os tipos jurídicos, além do MEI, que era realizado no ER05-UBERABA/JUCEMG, foi centralizado na Sala Mineira do Empreendedor, inaugurada na última sexta-feira (06), na Rua Vigário Silva, 309, 3º piso, no mesmo prédio do Sine Municipal. O novo telefone para contato do atendimento da JUCEMG na Sala Mineira do Empreendedor passa a ser (34) 3325-4132, de segunda à sexta, das 09h às 15h.

- Deputados estaduais ficam mais próximo dos mineiros e seus eleitores, porque será implantada a  reunião interativa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O lançamento oficial dessa ferramenta será realizado no dia 16 de abril, com a finalidade de mostrar como os cidadãos poderão se interagir com parlamentares e entrevistas  durante as reuniões das Comissões Permanentes. Por meio do Portal da Assembleia, os cidadãos poderão acompanhar reuniões que serão transmitidas, nessa modalidade.

- Sindicomercio de Uberaba promoverá mais um encontro de líderes, no dia 16 de abril, no Cenacon, localizado na Avenida Filomena Cartafina, 152 – Jardim Recreio dos Bandeirantes. A palestra magna será proferida por Marcelo Fábio, seguida de circuito de negócio, degustação e apresentação de produtos e contará também com Talk Show. Os participantes deverão levar 1 kg de alimentos não perecível para ser doado para o Asilo Santo Antônio.

Publicidade

Anuncie