Luciana Rodrigues – Acontecimentos & Fatos - 07/05/2018

jorn.luciana.rodrigues@gmail.com

Detector de candidato corrupto
Nessa eleição tem surgidos vários aplicativos com a finalidade de ajudar os eleitores a escolherem os melhores candidatos para serem eleitos: Presidente da República, Senado, Governador de Estados, Deputados Federais e Deputados Federais. Um deles  se chama dectetordecorruptos.com.br, onde os cidadãos ao baixarem o APP no telefone podem descobrir “a verdadeira face dos políticos” no exercício do mandato político. Dessa forma, se alguém reeleger alguém que tem a “ficha limpa” não poderá negar desconhecimento e não poderá reclamar depois da crise política enfrentada pelo Brasil. Afinal, somos nós que damos o poder para nos representar.


Somente um federal passa no teste
Para deputado federal, alguns eleitores uberabenses já utilizaram o aplicativo e divulgaram o resultado nos WhatsApp como forma de ajudar a propagar a informação para quem não teve acesso a ferramenta. Segundo o sistema, os deputados Marcos Montes (PSD), Aelton Freitas (PR), Adelmo Leão (PT) foram detectados processo de corrupção. O único que o APP não detectou nenhum processo foi o deputado Caio Narcio (PSDB) que está cuidado de problemas de saúde. A partir do dia 15 de maio, também estará disponível pelo aplicativo a avaliação dos deputados estaduais.


Dois candidatos ao Governo ruins
Tanto o Governador Fernando Pimentel que buscará a reeleição pelo PT quanto o senador Antônio Anastásia que é candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSDB o aplicativo confirmou que ambos têm processo de corrupção.  Em compensação, Rodrigo Pacheco (MDB), Diniz Pinheiro (PP) que foi cogitado para ser vice-governador na chapa do tucano no lugar de Marcos Montes; o ex-presidente de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB); empresário Romeu Zema (Novo); e João Batista Mares Guia (Rede) já estão com a ficha limpa segundo dados do aplicativo.


Pimentel suspende salário de servidores
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel com o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Mauri Torres, para cobrar o acesso do Governo do Estado ao relatório elaborado pela corte, a partir de colaboração do governo, que identificou servidores suspeitos de acumularem cargos de forma ilícita. O objetivo do encontro, segundo Pimentel é assegurar que o tribunal repasse a listagem com os nomes dos servidores envolvidos em situação irregular para que ele possa cumprir a sua promessa de suspender os pagamentos apontados como irregulares.


Medida para prevenir roubo no banco
Os vereadores Rubério Santos (MDB) e Ismar Marão (PSD) conseguiram aprovar projetos de lei visa as agências bancárias e congêneres implantem dispositivos de segurança para dificultar a ação de bandidos, especialmente no roubo de caixas eletrônicos. Com a sanção da lei, bancos e congêneres, exceto casas lotéricas,  ficam obrigados a instalar forte anteparo metálico nos locais de entrada e saída de pessoas, dispositivo de segurança com inundação fumígena e alarme sonoro com sensor de presença no local onde se encontra fixado o respectivo caixa eletrônico. Além de uso de dispositivo nos caixas eletrônicos onde saem às notas, chamado de “Reforço de Shutter”, impedindo a colocação de explosivos. 


PEC do Piso aprovado na Comissão
A proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) do Piso Salarial da Educação avançou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ela foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e agora está sob análise da Comissa Especial composta por cinco deputados indicados pelos blocos Minas Melhor e Independente. Falta apenas, indicação do bloco de oposição para colocarem a pauta na pauta da Comissão. Assim que for aprovada, a proposta tem condições para ser colocada em votação no plenário da ALMG e o Sind-UTE garante que irá acompanhar a votação de perto.


Professores particulares garantem direitos
Os professores da rede particulares conseguiram com a greve manter todos os direitos e vencer a queda de braço com os donos da escola. Além de ter o reajuste salarial com base no INPC, 1,56%, os professores conseguiram fixar a homologação de rescisão dentro da Convenção Coletiva de Trabalho (fato inédito, que se compunha a já desfigurada CLT) para após o segundo ano de contrato.  A categoria saiu fortalecida desse movimento porque conseguiram manter até os direitos adquiridos que os patrões queriam mudar. Eles também vão receber os dias parados e não serão punidos por ter participado da greve. Que isso!


Lideranças discutem eleição da Fentect
Fentec (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa dos Correios e Telégrafos e simillares) ArtSind, CUT  (Central Única dos Trabalhadores) promoveram o 1º Encontro Nacional de Dirigentes dos Correios em Uberaba, com objetivo de definir a organização política das próximas eleições da federação, que tem como secretário José Rivaldo da Silva. Ele novamente foi indicado pela maioria para representar o maior grupo político dentro da federação e esteve na cidade, com a presença de 11 lideranças sindicais de vários estados do país. O presidente do Sintect-Ura, Wolney Cápolli declarou apoio à indicação de José Rivaldo.


Advogado uberabense assina manifesto
O advogado uberabense, Adriano Espíndula, esta entre os 1.500 profissionais que assinaram a carta que criticaram a declaração do ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Martins Filho de que se os juízes se opuserem à reforma trabalhista será o “fim da Justiça do Trabalho”.  Segundo os juízes e advogados trata-se de uma ameaça. A carta diz que “não aceitarão ameaças Se aplicasse a Lei especialmente para efeito de obstar o acesso a justifica, fariam com que a justiça do trabalho, perdesse sua razão de existir”.


Criança morre vítima de escorpião
Uma criança de um ano e dois meses, da cidade de Conceição de Alagoas, acabou falecendo no Hospital de Clínicas da UFTM, em virtude de picada de escorpião. Assessoria de imprensa do hospital confirmou a HC explicou que o menino deu entrada em estado grave no Pronto Socorro às 23h11 da última sexta-feira. O paciente que morreu recebeu tratamento padronizado para o caso, mas o quadro não pode ser revertido vindo ao óbito no último domingo (6). O alerta é para que pais não acumulem lixos e restos de materiais de construções, porque servem de esconderijos para animais peçonhentos que podem colocar em risco a vida dos seus familiares.


Presos são transferidos para Uberaba
Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) fechou o presido de Conceição das Alagoas, devido à falta de estrutura física segura para abrigar presos e condições de trabalho adequado para acomodar os servidores da área técnica. Com isso, os presos foram remanejados para as unidades prisionais da região do Triângulo Mineiro, inclusive Uberaba. A Seap não divulgou detalhes da ação, mas sabe-se que os agentes de segurança penitenciário e demais servidores também serão remanejados. Vamos rezar para não fechar mais nenhuma penitenciária, em cidade pequeno porte no Triângulo, se não vai sobrar novamente para gente!


Tá no ar
- A Prefeitura de Uberaba, por meio da Codiub (Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba) promove, nesta terça-feira (8), “Cidade Inteligente” – Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. A programação de grande relevância para capacitar os municípios da região é gratuiito. O evento acontecerá das 8h às 18h, n auditório da Fiemg Regional de Uberaba, com apoio da Dalmas Pós-Graduação, Escola de Líderes, Governo do Estado e Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE/MG.

- A 73ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos realizou um diálogo com os presidenciáveis, em Niterói (RJ). Os participantes foram: Manuela D’avila (PCdoB), Geraldo Alckmnin (PSDB), Guilherme Afif (PSD), Rodrigo Maia (DEM), Mariana Silva (REDE), Álvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSol), Aldo Rebelo (SD), Paulo Rabelo (PSC), Henrique Meirelles (MDB).

- A 84ª ExpoZebu foi marcada por recorde de público tanto nacional quanto internacional. Passou pelo Parque Fernando Costa 53 estrangeiros, foram 36 no total incluindo grandes delegações da Colômbia, Bolívia, Paraná e México. Oito protocolos foram assinados sendo quatro com República do Quênia, dois com o Equador e dois com Quatemala. Pelo Parque Fernando Costa e Fazenda Experimental da ABCZ passaram 241.971 pessoas, ou seja, 22 mil pessoas a mais do que o ano passado.

- Fundação Cultural de Uberaba promove uma oficina inédita em Uberaba, com a presença das bordadeiras de Ouro Preto.  A jornalista Evacira Coraspe ministrará a oficina “Arte na Chita”, a partir do dia 19 de maio, às 10h no Museu de Arte Decorativa, localizado na Rua Maria de Lourdes de Melo Coli, 30. São apenas 10 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio, pelo telefone 3331-9200, com Karina.

Publicidade

Anuncie