Luciana Rodrigues - Acontecimentos e Fatos -18-05-2018

Jorn.luciana.rodrigues@gmail.com

Presidente Dutra assume a Prefeitura
O presidente da Câmara Luiz Dutra (MDB) assumirá a Chefia do Executivo, durante o período de 21 de maio a 3 de junho, enquanto o  prefeito Paulo Piau (MDB) estiver cumprindo viagem internacional a Rússia e China. Segundo Dutra, ele foi comunicado pelo vice-prefeito João Gilberto Ripposati (PTB) que não poderia assumir a função na ausência de Paulo Piau, por questões de saúde. Então, conforme prevê o Regimento Interno (RI) e à Lei Orgânica do Município (LOM) o caberia assumir a função de prefeito.

Ripposati em tratamento odontológico
O vice-prefeito João Gilberto Ripposati irá aproveitar o período em que o prefeito Paulo Piau terá que cumprir missão no exterior para se submeter a uma cirurgia odontológica. Os secretários Antônio de Oliveira (Governo), Rodrigo Vieira (Administração) e o Chefe de Gabinete Fernando Hueb entregaram ofício do vice-prefeito, onde ele informa que durante o período de 21 de maio a 4 de junho estará afastado do cargo, porque fará uma cirurgia na mandíbula, em virtude do acidente que sofreu na BR-262.

Sem vacância na Câmara
Como o vereador Agnaldo Silva  – como vice-presidente da Câmara – passará a assumir a presidência do Legislativo nos próximos 15 dias. Em relação se havia necessidade de convidar um suplente Chiquinho da  Zoonoses para assumir a vacância do cargo, Dutra explicou que não existirá essa necessidade. A Assessoria Jurídica da Casa analisando o Regimento Interno da Casa observou que essa medida teria que ser tomada somente se o afastamento do parlamentar titular fosse por mais de 120 dias, o que não será o caso.  Então, Chiquinho da  Zoonoses não foi dessa vez!

Ato na presidência não agrada
Os  vereadores não esconderam a satisfação de ver o Dutra assumindo a Prefeitura de Uberaba, a partir da próxima segunda-feira (21), porque essa medida fortalecerá ainda mais a relação entre o Legislativo e Executivo. No entanto, alguns parlamentares como é o caso do vereador Samuel Pereira (PR) e Ismar Marão (PSD) revelaram que gostariam que o “ato do Executivo” fosse feito no plenário da Câmara para dar transparência à população e não numa reunião reservada na sala da presidência. Quase tudo perfeito!

Legislativo dá posse a Dutra
Aproveitando a última reunião ordinária deste mês, o vereador Luiz Dutra protocolocou oficio pedindo o afastando da sua função de presidente da Casa para que pudesse ser empossado como Prefeito de Uberaba. Como o vereador Agnaldo Silva, vice-presidente estava ausente na reunião, a princípio a presidência foi repassada para o 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Alan Carlos (PEN), que posteriormente irá repassar o bastão para o vice.  Conforme é praxe,  pelo prefeito Paulo Piau, a primeira missão do Dutra será realizar uma reunião nesta segunda-feira (21), com todos os secretariados para tomar conhecimento de toda a situação e dar sequência aos trabalhos do Executivo. Depois, ele teria um encontro com todos os vereadores.

Anastasia cidadão uberabense
Senador Antônio Anastasia será agraciado com o titulo de Cidadão Uberabense, a maior comenda do Poder Legislativo. O autor da proposta é o vereador Ismar Vicente dos Santos – Ismar Marão, com objetivo de agradecer o tucano por ter contribuindo durante a sua vida pública pelo desenvolvimento econômico de Uberaba. Olha que ele pode contribuir ainda mais com o crescimento da nossa cidade, anunciando o deputado federal Marcos Montes como vice na sua chapa majoritária, principalmente se conseguirem êxito nas urnas no dia 7 de outubro deste ano. 

ABCZ e SRU bem próximos
Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges participou da comemoração dos 50 anos de criação do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), na presença de vários produtores rurais e lideranças do setor. No evento, Arnaldo ressaltou a importância da entidade dizendo que caminha lado a lado com a ABCZ, defendendo os mesmos ideais. Isso pode ser sinal positivo para a pré-candidatura do deputado pelo PSL, Romeu Borges Júnior, que pretende disputar uma cadeira no Congresso.

Mais detento morto de Conceição
Outro detento foi encontrado morto na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira em Uberaba, na madrugada desta sexta-feira. Esse é o terceiro prisioneiro morto oriundo do presídio de Conceição das Alagoas, desde que o sistema prisional foi desativado no último dia 7 e transferido para a cidade. A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap-MG), por meio de nota a imprensa, garantiu que o caso será investigado pela Polícia Civil. Alguma medida tem que ser tomada pelos órgãos competentes, porque já está parecendo negligência.  


Tá no ar

- O Projeto de Resolução que autoriza o prefeito Paulo piau a viajar para o exterior entrou em tramitação no Poder Legislativo na última sessão do mês de maio. O presidente da Câmara, Luiz Dutra (MDB) pediu para que fosse apreciado em caráter de urgência.  O pedido foi acatado por todos os pares, sendo colocado em votação no plenário e aprovado por unanimidade.

- O secretário de Governo, Antônio de Oliveira – Toninho encaminhou ofício ao Legislativo solicitando audiência pública para apresentação do relatório detalhado do primeiro quadrimestre do exercício de 2018, da Secretaria Municipal de Saúde. A Comissão de Saúde da Casa foi informada que a reunião será realizada no dia 30 de maio, às 9h, no plenário da Câmara.

- O vice-presidente da Câmara, vereador Agnaldo Silva (PSD) se ausentou da última reunião ordinária, com a finalidade de representar o Legislativo em evento promovido pelo Rotary, fora da cidade.  A Câmara fez questão de ressaltar que a viagem do parlamentar foi feito com recurso próprio, ou seja, não trouxe nenhum ônus aos cofres públicos.

- A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) informa que estão abertas as inscrições para o Treinamento 2.0 “O profissional e o Mercado de Trabalho”, com a finalidade de preparar os candidatos para as exigências atuais do mercado. O presidente da Aciu, José Peixoto, entendendo que as maiorias das pessoas estão desempregadas, não tem condições de pagar um treinamento, mas precisam se capacitar se tem interesse em voltar ao mercado de trabalho. Por isso, oferece o curso com um valor simbólico de R$ 50,00.

Publicidade